Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Educação

Neurocientista brasileiro oficializa as Neurociências como disciplina reconhecida na Bolívia

04 agosto 2025 - 10h38Assessoria

A Bolívia acaba de dar um passo histórico para o avanço científico e educacional do continente sul-americano. Após vencer todas as etapas burocráticas e técnicas junto à Universidad Privada Franz Tamayo (UNIFRANZ) e ao Ministério da Educação do país, sob a liderança institucional do Dr. James Yhon Robles, o neurocientista brasileiro Dr. Fabiano de Abreu Agrela oficializou a homologação das Neurociências como campo científico autônomo no país.

O reconhecimento transforma a Bolívia em uma das nações latino-americanas com uma Política Neurocientífica formal, permitindo que as Neurociências integrem de maneira estruturada o sistema acadêmico, as políticas públicas de saúde mental, a educação e as iniciativas de desenvolvimento humano.

Trata-se de uma conquista inédita. Pela primeira vez, as Neurociências deixam de ser apenas uma subárea dentro de outras disciplinas para se tornarem um campo científico independente e validado, com potencial para gerar impacto direto na formação de profissionais, na pesquisa aplicada e na gestão pública em saúde e educação.

Mais do que um avanço institucional, o projeto marca o nascimento de um novo eixo cognitivo nacional, estabelecendo as bases para a criação da Sociedade Científica de Neurociência da Bolívia, entidade que irá congregar pesquisadores, docentes, clínicos e formuladores de políticas em torno de uma agenda neurocientífica nacional.

A iniciativa é fruto de um trabalho coordenado por Dr. Fabiano de Abreu, um dos nomes mais atuantes na integração entre neurociência, genética e cognição na América Latina, em parceria direta com a UNIFRANZ e outras instituições comprometidas com a inovação educacional e científica no país.

Além da validação legal e acadêmica, o projeto prevê a criação de programas de formação em neuroeducação, extensão universitária em neuropsicologia e um futuro mestrado em Neurociências, ampliando a capilaridade da disciplina e posicionando a Bolívia como polo emergente de produção científica neurocognitiva.

Com isso, a Bolívia passa a fazer parte de um seleto grupo de países que adotam a neurociência como instrumento estratégico de Estado, unindo ciência e política pública para o desenvolvimento integral da sociedade.

Na Bolívia, com a oficialização das Neurociências como disciplina científica, apenas poderão ser reconhecidos como neurocientistas os profissionais com mestrado e/ou doutorado em Neurociências, oriundos de formações base como psicologia, biologia, biomedicina, educação física ou medicina, um modelo regulatório que garante rigor técnico e legitimidade acadêmica à atuação na área. No Brasil, ainda não existe uma legislação específica que defina esses critérios, o que abre margem para interpretações e autointitulados sem a devida qualificação científica.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)
Educação
Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
Educação
Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência
Política
Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia
Educação
Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos
Educação
Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS
Educação
Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro
Educação
Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I
Educação
Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros
Educação
Ladário antecipa aquisição e inclui mochila no kit escolar para 2026

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal