Mato Grosso do Sul chegou ao topo do ranking nacional da CIPA Escolar e virou referência no país ao implantar a iniciativa em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino (REE). O Estado foi o único da federação a alcançar 100% de cobertura da campanha, garantindo que as 345 unidades da rede tenham comissões ativas voltadas à prevenção de acidentes, doenças e situações de violência no ambiente escolar.
A liderança foi registrada na terceira edição da Campanha Nacional de Incentivo à Implementação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, Doenças e Violências nas Escolas. A CIPA Escolar é formada principalmente por estudantes, com apoio de servidores, e atua na conscientização sobre saúde, segurança e convivência dentro das escolas.
Em todo o Brasil, a campanha contabilizou 1.223 escolas com atividades iniciadas, 537 com CIPA efetivamente implantada e 4.804 participantes, entre estudantes e servidores. Atualmente, mais de 271 mil estudantes e cerca de 42 mil profissionais da educação estão ligados a escolas com a comissão em funcionamento no país.
No recorte que considera estados, municípios ou o Distrito Federal com mais de 300 escolas sob gestão, Mato Grosso do Sul ficou na primeira colocação, com todas as unidades da rede estadual atendidas pela iniciativa.
Reconhecimento nacional
O resultado coloca o Estado como destaque na promoção de uma cultura de prevenção, saúde e segurança no espaço escolar. A ação está alinhada ao Projeto Segurança e Saúde nas Escolas, coordenado em nível nacional pelo Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Organização Internacional do Trabalho.
A avaliação positiva também reforça políticas públicas voltadas à proteção da vida e à qualidade da educação, em sintonia com metas globais como saúde, educação e desenvolvimento sustentável.
Para o secretário de Educação, Hélio Daher, o desempenho das escolas mostra que a proposta foi incorporada pela rotina escolar e gerou impactos que vão além da prevenção, alcançando aspectos pedagógicos e sociais.
Destaque em concurso cultural
Além da liderança na implantação da CIPA Escolar, escolas da rede estadual também ganharam projeção no Concurso Cultural de Redação e Vídeo sobre Saúde e Segurança nas Escolas. Os trabalhos abordaram temas como mudanças climáticas e resíduos sólidos.
Concurso de Redação
• 2º lugar – Dyeniffer Vitória Dias de Jesus, EE Fernando Corrêa da Costa (Rio Brilhante), professora Lucimara da Silva Martins de Souza
• 3º lugar – Giovana Xavier da Silva, EE Professora Vânia de Medeiros Lopes (Glória de Dourados), professora Maria Eliete
Produção de Vídeo
• 2º lugar – EE Maestro Frederico Liebermann (Campo Grande)
• 3º lugar – EE Maria Helena Albaneze (Corumbá)
Segundo o coordenador-geral de Gerenciamento de Crises, Riscos e Acidentes da SED/MS, coronel Marcello Fraiha, os resultados refletem o esforço contínuo para fortalecer a prevenção e tornar as escolas ambientes mais seguros e saudáveis.
Avanço estruturante
A presença da CIPA Escolar em toda a rede estadual é vista como um avanço na educação, ao incentivar o protagonismo estudantil, ampliar o debate sobre saúde e segurança e integrar temas como meio ambiente, saúde mental, mudanças climáticas e cultura de paz. A proposta reforça o papel da escola como espaço de formação cidadã e participação coletiva.*Com informações da Agência de Notícias do Governo de MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Rematrícula da rede municipal termina nesta sexta-feira (19)

Produção científica brasileira volta a crescer em 2024

Prazo para rematrícula da EJA termina nesta sexta-feira em Corumbá

MS implanta protocolos de segurança escolar para emergências

Hanna cobra dados sobre repasse do Programa Dinheiro Direto na Escola

Alexandre reforça implantação do Ensino Médio no Porto da Manga

Aulas na Rede Municipal de Corumbá começam em 09 de fevereiro

Custodiados do sistema prisional de MS fazem provas do Enem a partir desta terça-feira (16)
Inscrições para o Jet Programme 2026 encerram nesta sexta-feira (19)
Programa seleciona brasileiros para atuar no Japão como Coordenador de Relações Internacionais, prestando apoio à estrangeiros no país



Comissões formadas por estudantes ajudam a prevenir acidentes e violência no ambiente escolar. (Foto: Arquivo Escolar )

