Mato Grosso do Sul está entre os 22 estados que aderiram à Prova Nacional Docente, a PND, criada pelo Ministério da Educação para ajudar estados e municípios a contratar professores para as escolas públicas. A prova será aplicada em 26 de outubro e as inscrições devem ser feitas de 14 a 25 de julho, no site oficial da PND.
A ideia é simples: o governo federal vai aplicar uma avaliação para professores, e os resultados poderão ser usados pelas prefeituras e estados como etapa de concursos públicos ou processos seletivos em 2026. Ou seja, quem for bem na PND poderá ter mais chances de conseguir uma vaga como professor nas redes públicas de ensino em todo Brasil.
Segundo o MEC, a prova não é um concurso, mas funciona como uma pré-seleção. Cada estado ou município decide se vai usar o resultado como etapa única ou se vai aplicar outras fases, como prova prática ou análise de currículo. Dessa forma, os estados podem economizar na realização de certames.
O objetivo do programa é estimular a realização de concursos públicos, aumentar o número de professores efetivos nas escolas e melhorar a qualidade do ensino. A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado para valorizar o magistério e melhorar a formação de quem ensina.
As redes de ensino que aderiram à PND têm até o dia 10 de julho para informar ao MEC como vão usar os resultados da prova em 2026. Já os candidatos poderão conferir a lista de municípios participantes no site do Ministério da Educação.
O resultado final da prova será divulgado no dia 10 de dezembro.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)

Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19

Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência

Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia

Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos

Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS

Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro

Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I

Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros



Estado aderiu à Prova Nacional Docente, criada pelo MEC para facilitar concursos e melhorar a seleção. (Foto: Arquivo/Bruno Rezende )


