Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Educação

Ladário implementa Lei de Fomento à Justiça Restaurativa nas Escolas

02 agosto 2025 - 11h42Assessoria, TJMS

O município de Ladário deu um importante passo rumo à promoção da cultura de paz nas escolas com a sanção da Lei nº 1.173, de 15 de julho de 2025, que institui diretrizes e instrumentos para resolução de conflitos no ambiente escolar, com foco na Justiça Restaurativa e em métodos autocompositivos. A iniciativa decorre das formações realizadas em parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), e a Secretaria de Estado de Educação (SED).

A legislação tem como objetivo principal fomentar ações que promovam o diálogo, a empatia, a corresponsabilidade e a cultura da paz nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Ladário.

O magistrado Maurício Miglioranzi, coordenador do Cejusc de Ladário e entusiasta da prática restaurativa, destacou a relevância da medida. “A Justiça Restaurativa permite aos participantes o diálogo e a reflexão sobre suas condutas em sociedade, estimulando a empatia e a autorresponsabilidade entre os envolvidos”, ressalta o juiz.

Justiça Restaurativa em ladarioDiretores de unidades escolares foram reunidos para tratar sobre o tema. Foto: Divulgação

A iniciativa é fruto direto do trabalho continuado da CIJ/TJMS e da SED, que desde 2012 mantêm o Programa Justiça Restaurativa na Escola em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul. A coordenadora estadual do programa, Valquíria Rédua da Silva, psicóloga da SED e instrutora em Práticas Restaurativas, explica que a proposta já formou centenas de profissionais.

“As práticas de Justiça Restaurativa vêm sendo fomentadas na comarca em parceria entre a CIJ e a SED, já tendo realizado duas formações nos últimos dois anos, com cerca de cem educadores habilitados. Nova capacitação se iniciará neste dia 5 de agosto, envolvendo os profissionais da educação de Corumbá”, enfatiza Valquíria.

A Lei nº 1.173 prevê, entre outras medidas: a inclusão da Justiça Restaurativa no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas; a promoção de formação continuada para professores, servidores e comunidade escolar; a instituição do Núcleo Municipal de Justiça Restaurativa Escolar, responsável por planejar, coordenar e avaliar as ações.

O programa de Justiça Restaurativa nas escolas tem se consolidado como importante ferramenta de prevenção e resolução de conflitos, contribuindo para ambientes escolares mais democráticos, seguros e inclusivos, e agora encontra respaldo também em âmbito legislativo municipal.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)
Educação
Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
Educação
Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência
Política
Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia
Educação
Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos
Educação
Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS
Educação
Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro
Educação
Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I
Educação
Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros
Educação
Ladário antecipa aquisição e inclui mochila no kit escolar para 2026

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal