Menu
segunda, 08 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Educação

Ladário implementa Lei de Fomento à Justiça Restaurativa nas Escolas

02 agosto 2025 - 11h42Assessoria, TJMS

O município de Ladário deu um importante passo rumo à promoção da cultura de paz nas escolas com a sanção da Lei nº 1.173, de 15 de julho de 2025, que institui diretrizes e instrumentos para resolução de conflitos no ambiente escolar, com foco na Justiça Restaurativa e em métodos autocompositivos. A iniciativa decorre das formações realizadas em parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), e a Secretaria de Estado de Educação (SED).

A legislação tem como objetivo principal fomentar ações que promovam o diálogo, a empatia, a corresponsabilidade e a cultura da paz nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Ladário.

O magistrado Maurício Miglioranzi, coordenador do Cejusc de Ladário e entusiasta da prática restaurativa, destacou a relevância da medida. “A Justiça Restaurativa permite aos participantes o diálogo e a reflexão sobre suas condutas em sociedade, estimulando a empatia e a autorresponsabilidade entre os envolvidos”, ressalta o juiz.

Justiça Restaurativa em ladarioDiretores de unidades escolares foram reunidos para tratar sobre o tema. Foto: Divulgação

A iniciativa é fruto direto do trabalho continuado da CIJ/TJMS e da SED, que desde 2012 mantêm o Programa Justiça Restaurativa na Escola em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul. A coordenadora estadual do programa, Valquíria Rédua da Silva, psicóloga da SED e instrutora em Práticas Restaurativas, explica que a proposta já formou centenas de profissionais.

“As práticas de Justiça Restaurativa vêm sendo fomentadas na comarca em parceria entre a CIJ e a SED, já tendo realizado duas formações nos últimos dois anos, com cerca de cem educadores habilitados. Nova capacitação se iniciará neste dia 5 de agosto, envolvendo os profissionais da educação de Corumbá”, enfatiza Valquíria.

A Lei nº 1.173 prevê, entre outras medidas: a inclusão da Justiça Restaurativa no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas; a promoção de formação continuada para professores, servidores e comunidade escolar; a instituição do Núcleo Municipal de Justiça Restaurativa Escolar, responsável por planejar, coordenar e avaliar as ações.

O programa de Justiça Restaurativa nas escolas tem se consolidado como importante ferramenta de prevenção e resolução de conflitos, contribuindo para ambientes escolares mais democráticos, seguros e inclusivos, e agora encontra respaldo também em âmbito legislativo municipal.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Vestibular da UFMS registra mais de 2,8 mil ausentes em prova para 127 cursos
Educação
Rematrículas para alunos de escolas da Rede Municipal de Corumbá seguem até dia 19
Educação
PROERD encerra atividades de 2025 com participação de 250 alunos da Reme de Corumbá
oportunidade
Cerca de 2 mil candidatos irão fazer a prova do processo seletivo em Corumbá
Educação
Moradores de Ladário recebem certificados de curso de cabeleireiro do IFMS
Educação
Prêmio reconhece projetos inovadores de professores em Corumbá
Educação
Estudantes do curso de Cabeleireiro do IFMS oferecem serviços gratuitos em Ladário
Educação
Município entrega carteirinhas do ID Jovem para estudantes da Escola JGP
Educação
Corumbá celebra projetos de educação infantil com premiação e reconhecimento
Educação
Divulgado o ensalamento do processo seletivo de professores temporários de Corumbá

Mais Lidas

Tempo
Segunda-feira chuvosa e abafada em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 23°C e máxima de 32°C
saúde
Sábado (13) é dia de doação de sangue em Corumbá
economia
Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias até 2026
Educação
Vestibular da UFMS registra mais de 2,8 mil ausentes em prova para 127 cursos