Luz, câmera, transformação! Essa tem sido a rotina de jovens e adolescentes que participam do curso gratuito de criação e edição de vídeos do Sesc Lab, em Corumbá (MS). Fruto de uma parceria entre o Sesc Corumbá, a produtora Eureka Filmes e o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, a iniciativa mergulha os participantes no universo do audiovisual e desperta novos talentos na fronteira.
Desde o primeiro semestre, os alunos exploram as etapas fundamentais da produção audiovisual, da escrita do roteiro à edição com softwares profissionais, passando por técnicas de filmagem e manuseio de equipamentos. Nesta fase, eles estão gravando um curta-metragem original com locações cedidas pelo Moinho Cultural, vivenciando na prática o fazer cinematográfico.
“Durante o curso, descobrimos muitos talentos, tanto na parte técnica quanto na criação. Ver isso acontecer é algo que me deixa profundamente contente e realizado”, destaca Reinaldo Delgado, diretor de fotografia do Moinho Cultural e professor da formação pelo Sesc.
Com olhares atentos e mãos na massa, os alunos compartilham o entusiasmo. “No começo eu nem sabia direito o que era, mas o curso abrange muito mais do que imaginava. Agrega muito para quem quer trabalhar com vídeo. Me interessei tanto que quero seguir nessa área”, conta a estudante Samara Salles, de 19 anos.
Aulas iniciaram em 4 de agosto. Foto: Moinho CulturalJá para o jovem Rian Villalva, a experiência com câmeras e roteiro foi uma surpresa positiva. “Nunca pensei que estaria atuando, gravando, mexendo com câmeras e fazendo um curta-metragem. Está sendo algo surreal, que certamente vai agregar muito para meu futuro. Hoje estamos gravando o curta e todos estão muito envolvidos, aprendendo juntos”, compartilha Rian.
O curso de Criação e Edição de Vídeos – Sesc Lab está com uma nova turma, que teve início na última segunda-feira, dia 4 de agosto, e vivenciam todo o cronograma de aulas teóricas e práticas durante o semestre.
“Invisível” é o título do curta-metragem produzido pelos alunos
Abordando a temática da inteligência artificial, o curta-metragem produzido pelos alunos do Sesc Lab tem como título “Invisível” e aborda a relação de adolescentes e jovens com o uso indiscriminado de inteligência artificial, sem a assistência de responsáveis.
No curta-metragem, uma adolescente narra seu dia enquanto compartilha, com naturalidade e afeto, a convivência com sua melhor amiga — alguém que a acompanha nos caminhos da escola, nas conversas silenciosas, nos momentos em que ninguém mais parece notar sua existência. Entre reflexões sobre amizade, presença e conexão, o curta mergulha no cotidiano de quem, mesmo em meio à multidão, pode se sentir invisível. Mas aos poucos, o que parecia simples se transforma. E quando a presença constante se revela, o filme lança uma pergunta delicada: o que acontece quando criamos alguém para não ficarmos sozinhos?
Serviço
Informação sobre o Curso gratuito de Criação e Edição de Vídeos – Sesc Lab podem ser obtidas pelo número (67) 98200-0232. Siga as redes sociais do Moinho Cultural para conferir o curta-metragem quando lançado pelo link https://www.instagram.com/moinho_cultural/
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Vestibular da UFMS registra mais de 2,8 mil ausentes em prova para 127 cursos

Rematrículas para alunos de escolas da Rede Municipal de Corumbá seguem até dia 19

PROERD encerra atividades de 2025 com participação de 250 alunos da Reme de Corumbá

Cerca de 2 mil candidatos irão fazer a prova do processo seletivo em Corumbá

Moradores de Ladário recebem certificados de curso de cabeleireiro do IFMS

Prêmio reconhece projetos inovadores de professores em Corumbá

Estudantes do curso de Cabeleireiro do IFMS oferecem serviços gratuitos em Ladário

Município entrega carteirinhas do ID Jovem para estudantes da Escola JGP

Corumbá celebra projetos de educação infantil com premiação e reconhecimento



Formação é fruto de parceria entre Sesc Lab e Moinho Cultural; e está com inscrições abertas para nova turma. (Foto: Moinho Cultural)

