Em 2025, Mato Grosso do Sul possui 41 mil estudantes matriculados em cursos da educação profissional, que está presente em 100% dos municípios do estado, seja nas unidades do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional), que também funcionam em municípios como Campo Grande, Chapadão do Sul e Naviraí, ou ainda por meio das unidades da Rede Estadual de Ensino.
A SED (Secretaria Estadual de Educação), destaca que a ampliação recorde foi possível graças ao investimento de mais de R$ 100 milhões no segmento. Além disso, a pasta caminha para atingir a meta de 50% dos estudantes de Ensino Médio cursando os itinerários da Educação Profissional - hoje são cerca de 45%. O objetivo estava previsto para 2027, mas deverá ser alcançado ainda em 2025.
Para a diretora do CEEP em Dourados, Alini Lima Nolasco, a oportunidade vai muito além da qualificação e formação de mão-de-obra. É uma questão social. “Nosso público vai desde os 14 até os 50 ou 60 anos, e para muitos esta é oportunidade de socializar novamente. Essa vivência social renova a autoestima e promove uma troca com os mais jovens, já que nossas turmas são bem mistas, com alunos das mais diversas idades”, avalia.
O centro em Dourados foi fundado em 2017 e de lá para cá, já formou mais de 2 mil profissionais. Trabalho que é feito com empenho, dedicação e muito orgulho.
“Temos muito cuidado ao selecionar os professores, para que sejam realmente especialistas em cada área. Hoje em nosso município existem muitas vagas de emprego, e muitas delas não são preenchidas pela falta da qualificação profissional. Nosso trabalho é preparar estes profissionais para que estejam aptos para o que o mercado de trabalho precisa”, acrescenta.
A Cleozimira Bebete é aluna do curso de cuidador de idosos – profissão que descobriu durante a pandemia. É uma das mais ativas do curso, e não perde nenhuma aula. “Estou aprendendo muito mais e trocando experiências com os colegas. Todos nós temos muito a aprender e estou muito feliz em ter essa oportunidade”, afirmou, otimista.
Em Corumbá, há oferta de ensino profissionalizante de maneira concomitante ao Ensino Médio nas Escolas Estaduais. Duas delas são: a E.E. João Leite de Barros, que oferece formação técnica na área da educação; e a Júlia Gonçalves Passarinho, que fica localizada no centro do município. Corumbá não possui um CEEP.
Como se matricular
Os cursos oferecidos pelo CEEP vão desde qualificação, com curta duração – a partir de 160 horas – e cursos técnicos de 900 até 1.200 horas. As pré-matrículas abrem ao longo do ano, para as mais diversas áreas. No caso de Dourados, para acompanhar as oportunidades é preciso ficar de olho nas redes sociais, onde estas vagas são divulgadas.
No Instagram, é só seguir a página @ceepdourados. As matrículas são feitas pelo portal da matrícula digital. Outras informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (67) 99610-5305. *Com informações da SED/MS
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Vestibular da UFMS registra mais de 2,8 mil ausentes em prova para 127 cursos

Rematrículas para alunos de escolas da Rede Municipal de Corumbá seguem até dia 19

PROERD encerra atividades de 2025 com participação de 250 alunos da Reme de Corumbá

Cerca de 2 mil candidatos irão fazer a prova do processo seletivo em Corumbá

Moradores de Ladário recebem certificados de curso de cabeleireiro do IFMS

Prêmio reconhece projetos inovadores de professores em Corumbá

Estudantes do curso de Cabeleireiro do IFMS oferecem serviços gratuitos em Ladário

Município entrega carteirinhas do ID Jovem para estudantes da Escola JGP

Corumbá celebra projetos de educação infantil com premiação e reconhecimento



Cursos profissionalizantes são ótimas opções para rápida inserção no mercado de trabalho. (Foto: Victor Arguelho/Vice-governadoria)

