Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Educação

Educação de MS recebe honraria entregue pelo MEC

15 novembro 2025 - 11h10Gesiane S. Lourenço

Os investimentos e melhorias do governo de Mato Grosso do Sul na educação foram reconhecidos nacionalmente nesta sexta-feira (14), quando o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, recebeu em Brasília (DF) a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, a maior honraria concedida pelo Estado Brasileiro na área da Educação. A cerimônia contou com a presença do presidente Lula, que é o Grão-Mestre da Ordem e realiza as entregas pessoalmente.

"Esta comenda simboliza o compromisso que Mato Grosso do Sul assumiu com a aprendizagem, a equidade e a melhoria contínua da Educação Pública. É um reconhecimento que compartilho com cada professor, gestor e servidor da nossa rede, que trabalha todos os dias para transformar realidades", destacou Daher.

Atualmente, 62% da REE (Rede Estadual de Ensino) já conta com ensino em tempo integral. A rede ainda ocupa o 2º lugar no ranking nacional de crescimento da alfabetização e possui 45% de seus estudantes do Ensino Médio também matriculados no ensino profissional. Ao todo, 298 escolas estaduais são videomonitoradas em todo o Estado, contando ainda com o botão para emergências. Outro número expressivo é o da alimentação servida aos alunos, que soma 50 milhões de refeições por ano.

O investimento do Governo sul-mato-grossense se reflete também no desempenho escolar na rede estadual, onde há queda da evasão e da reprovação, com aumento da aprovação geral. Entre 2023 e 2024, a provação subiu de 90,22% para 92,75%, enquanto o índice de retenção/reprovação caiu de 8,46% para 6,57%. Já o abandono/evasão teve redução de 0,22% para 0,11%.

Criada em 1955 e regulamentada em 2003, a Ordem Nacional do Mérito Educativo é destinada a reconhecer personalidades nacionais e estrangeiras que tenham prestado serviços excepcionais à Educação, ela é concedida em cinco graus diferentes: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Além de Hélio Daher, importantes nomes do cenário nacional, como Carmem Lúcia, Alexandre de Moraes, Marcelo Rubens Paiva e Simone Tebet, também foram homenageados nesta ocasião. A comenda reconhece o impacto das contribuições dos agraciados para a melhoria e desenvolvimento do ensino brasileiro, incentivando a continuidade desses esforços em prol de uma educação de qualidade e equidade.

A indicação dos homenageados é feita pelo Ministro da Educação e oficializada por decreto do Presidente da República, após análise do conselho da Ordem.

A cerimônia faz parte das celebrações dos 95 anos do Ministério da Educação, que contemplam outras atividades, como a Corrida e Caminhada MEC 95 Anos e exposições sobre a história da pasta, reforçando o compromisso e a valorização da educação no país. *Com informações da SES-MS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)
Educação
Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
Educação
Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência
Política
Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia
Educação
Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos
Educação
Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS
Educação
Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro
Educação
Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I
Educação
Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros
Educação
Ladário antecipa aquisição e inclui mochila no kit escolar para 2026

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal