A UFMS avançou no Guia da Faculdade 2025, com maior quantidade de cursos avaliados e também mais cursos entre os considerados de excelência, classificados com os conceitos máximos da avaliação. São 97% dos 107 cursos avaliados de diversas unidades e câmpus considerados excelentes ou muito bons, classificados com cinco ou quatro estrelas nos quesitos projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.
A reitora Camila Ítavo destaca que o avanço reflete o compromisso e o empenho de toda a comunidade universitária. “Ter tantos cursos reconhecidos entre os melhores do país reforça que a UFMS está no caminho certo. É o resultado de uma construção coletiva que é fruto do esforço, talento e dedicação de muita gente que acredita na nossa Universidade e que não mede esforços para oferecer o melhor aos nossos estudantes”.
Neste ano, foram avaliados mais de 22 mil cursos e apenas 993 atingiram o conceito máximo. O Guia da Faculdade 2025 traz a avaliação anual dos cursos de todas as instituições públicas e privadas de ensino superior cadastradas junto ao Ministério da Educação e que quiseram participar da classificação. Desenvolvida pelo O Estado de São Paulo em parceria com a Quero Educação, a avaliação é feita voluntariamente por cerca de 12 mil coordenadores acadêmicos e professores de todo o país, que atribuem as notas de um a cinco.
A avaliação tem início nos meses de março e abril, período em que são coletadas as informações sobre os cursos. As coordenações, com o apoio da equipe da Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi), são convidadas a responder a um formulário detalhado. “Esse trabalho conjunto garante respostas mais precisas e consistentes, contribuindo diretamente para a melhoria do desempenho dos cursos avaliados”, informa a diretora da Diavi, Heloísa da Costa.
“É uma grande alegria comemorarmos os excelentes resultados dos nossos cursos de graduação em uma avaliação externa como o Guia da Faculdade. Esses resultados demonstram à sociedade o compromisso da UFMS com o ensino, a pesquisa, a extensão, o empreendedorismo e a inovação, evidenciando a força, a qualidade e a excelência do nosso processo de ensino frente às demais instituições brasileiras”, aponta.
A diretora lembra que neste ano a UFMS também participou da primeira edição do Prêmio Estrelas da Educação, promovido pelas duas instituições responsáveis pelo Guia da Faculdade. A Universidade conquistou o primeiro lugar na categoria Instituição de Ensino Superior Pública de Destaque em Educação a Distância. “Vale destacar que a premiação considerou o desempenho dos cursos de graduação avaliados pelo Guia da Faculdade. Esse resultado reforça a qualidade e o compromisso da Universidade com a excelência no ensino e a inclusão de todas as pessoas. Os resultados do Guia da Faculdade e o recebimento do Prêmio Estrelas da Educação vieram coroar esse processo avaliativo, reconhecendo nacionalmente o desempenho da UFMS. Reforçamos que as excelentes avaliações são reflexo do trabalho coletivo responsável e comprometimento de todos da UFMS com uma formação de profissionais com qualidade técnica e cidadã”, finaliza.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)

Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19

Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência

Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia

Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos

Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS

Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro

Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I

Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros



O Guia avaliou mais de 22 mil cursos no país e apenas 993 atingiram o conceito máximo. (Foto: Divulgação/UFMS)


