Menu
sábado, 31 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Economia

Governo de MS paga por floresta preservada e impulsiona novo ciclo à economia

04 dezembro 2025 - 09h34Redação do Capital do Pantanal com Comunicação Casa Civil

Mato Grosso do Sul tem vivido um momento singular na economia. A chegada de megas indústrias e a aplicação de mais de R$ 80 bilhões em investimentos privados somente neste ano, é apontado pelo governo como resultado direto de uma política pública voltada à diversificação da matriz econômica e à criação de um ambiente seguro para novos negócios. O modelo de desenvolvimento fo Governo alia crescimento econômico robusto, industrialização e preservação ambiental.

Em entrevista ao Grupo Feitosa, o secretário de Estado da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, destacou que o Estado vive um novo ciclo econômico, sustentado pela combinação de industrialização, investimentos privados e preservação ambiental

Segundo ele, esse avanço tem impulsionado a industrialização das cadeias produtivas tradicionais — especialmente proteína animal, florestas plantadas e energia limpa — ampliando oportunidades de emprego e agregando valor à matéria-prima produzida no território sul-mato-grossense. O fortalecimento de setores como carne bovina, frango, peixe e couro reforça a vocação do Estado como um dos principais celeiros do mundo na produção de alimentos, agora com foco crescente no processamento industrial local.

"Paralelamente ao crescimento econômico acelerado, o Governo do Estado vem implementando políticas pioneiras de sustentabilidade. O Mato Grosso do Sul já recuperou mais de 4 milhões de hectares de pastagens degradadas, incorporando essas áreas a cadeias produtivas de cana-de-açúcar e florestas de eucalipto", afirmou, lembrando o compromisso ambiental na meta de tornar o Estado carbono neutro até 2030, consolidando uma postura moderna e alinhada às tendências globais de descarbonização.

Uma das iniciativas de maior destaque é a implantação do Fundo Clima Pantanal, mecanismo que remunera mensalmente produtores rurais que optam por preservar suas áreas de floresta além das reservas legais e áreas de preservação permanente. Por meio de monitoramento, certificação e pagamento pelos serviços ambientais, o Estado transforma a conservação em uma atividade economicamente sustentável — um modelo inovador no Brasil.

O secretário destacou ainda que o crescimento acelerado exige ações integradas com os municípios para fortalecer estruturas de educação, saúde, assistência social e qualificação profissional. A expansão do setor produtivo demanda mão de obra especializada, e o Estado já desenvolve programas de capacitação para atender às novas indústrias e garantir oportunidades para as famílias sul-mato-grossenses.

“Combinando ambiente favorável ao investimento, industrialização crescente e políticas ambientais de referência nacional, Mato Grosso do Sul se posiciona como um dos estados mais promissores do país. O caminho traçado demonstra que é possível crescer com responsabilidade, gerar empregos de qualidade e preservar os recursos naturais, construindo um futuro sustentável para as próximas gerações”, finalizou Walter Carneiro Júnior.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

economia
Correios reabrem inscrições para Plano de Desligamento Voluntário
Economia
Procon Corumbá aponta variação de mais de 1.000% no preço do material escolar
Economia
Servidores da Prefeitura de Corumbá já podem sacar salário de janeiro
Economia
Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
Economia
MSGÁS reduz tarifas de gás natural para indústria e motoristas de MS
Economia
Construção civil lidera geração de empregos em MS e impulsiona saldo positivo em 2025
economia
Conacen defende Tarifa Branca, mas alerta para peso maior na conta de luz
economia
Programa de energia limpa atende moradores e reduz conta em Corumbá
Economia
Prévia da inflação oficial de janeiro perde força e fica em 0,20%
economia
Exportações da indústria de MS batem recorde e fecham 2025 em alta

Mais Lidas

Investigação
Piloto violou horário e usou luz de trator para decolar avião que matou arquiteto chinês no Pantanal
Consequências
Moradora relata pânico com água até o pescoço durante temporal em Corumbá
serviços
Novo RG abre agendamento on-line em MS com vagas ainda em fevereiro
oportunidade
Ladário credencia oficineiros para atuar em esporte, cultura e lazer
Chamamento seleciona profissionais para ministrar atividades comunitárias