Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2025 com a criação de 19.756 novos postos de trabalho com carteira assinada. O balanço, baseado em dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, revela um crescimento de 2,91% no estoque total de empregos formais em relação a 2024, atingindo a marca de 689.951 vínculos ativos.
De acordo com o relatório da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o desempenho anual foi impulsionado principalmente pelos setores de Construção (+5.873 vagas) e Serviços (+4.835). A Indústria (+4.536), o Comércio (+3.258) e a Agropecuária (+1.256) também registraram saldos positivos no acumulado do ano.
Desafio na qualificação
Apesar dos números favoráveis, o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, alerta para o "apagão" de mão de obra. Segundo o gestor, o estado possui vagas abertas que não são preenchidas por falta de profissionais capacitados.
“O desafio a curto prazo é a qualificação através do programa MS Qualifica e a atração de talentos de outras regiões, com foco especial na inserção de jovens e mulheres no mercado”, afirmou Verruck.
Retração sazonal em dezembro
Seguindo a tendência histórica de fim de ano, o mês de dezembro apresentou um saldo negativo de 11.281 vagas, resultado de 22.087 admissões frente a 33.368 desligamentos. O recuo pontual, no entanto, não comprometeu o resultado anual, que confirmou a trajetória de expansão econômica do estado.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Correios reabrem inscrições para Plano de Desligamento Voluntário

Procon Corumbá aponta variação de mais de 1.000% no preço do material escolar

Servidores da Prefeitura de Corumbá já podem sacar salário de janeiro

Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado

MSGÁS reduz tarifas de gás natural para indústria e motoristas de MS

Conacen defende Tarifa Branca, mas alerta para peso maior na conta de luz

Programa de energia limpa atende moradores e reduz conta em Corumbá

Prévia da inflação oficial de janeiro perde força e fica em 0,20%

Exportações da indústria de MS batem recorde e fecham 2025 em alta



Com quase 6 mil novas vagas, setor da construção é o motor do mercado de trabalho em MS. (Foto: Divulgação)


