Jovens de Corumbá, Nioaque, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas no Fórum da Juventude.
(Foto: Paula Maciulevicius/SEC)
Com foco na escuta ativa e na construção coletiva, o Fórum das Juventudes reuniu 172 jovens e gestores públicos na última sexta-feira, 27 de março, no Complexo Multiuso da UFMS, em Campo Grande. O encontro, parte integrante do Festival da Juventude 2026, marcou a etapa final de um circuito que percorreu diversas regiões de Mato Grosso do Sul para colher demandas reais da nova geração e subsidiar a atualização do Plano Estadual da Juventude.
Participantes de municípios como Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas e Corumbá dividiram-se em grupos de trabalho para debater soluções em cinco eixos temáticos fundamentais: Educação e Trabalho; Cultura e Lazer; Participação Social; Sustentabilidade e Saúde Mental. O resultado foi a consolidação de 40 propostas prioritárias que visam transformar a realidade das políticas públicas no estado, garantindo que elas possuam metas concretas e orçamento definido.
Durante a abertura, marcada por uma apresentação de rap construída coletivamente, autoridades destacaram que o espaço não era de elogios, mas de debate crítico. O subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, e a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforçaram que o objetivo é tirar as ideias do papel para que cheguem efetivamente às escolas, periferias e comunidades indígenas.
Para os jovens presentes, o sentimento foi de conquista de espaço. Estudantes como Thallysa Antero e Samuel Bobson ressaltaram a importância de serem ouvidos em temas que vão desde a melhoria da infraestrutura urbana até a necessidade de ocupar praças públicas com arte e cultura. Agora, as propostas sistematizadas seguem como guia técnico para a elaboração do novo plano estadual, aproximando a gestão pública das necessidades contemporâneas da juventude sul-mato-grossense.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
São João de Ladário abre inscrições para concurso de andores
Cia Infanto-Juvenil do Moinho Cultural arrecada recursos para participar de festival
Corumbá divulga programação do Arraial do Banho de São João 2026
Leandro e Galeano voltam a Corumbá para abrir a temporada de festas juninas na cidade
Acervo digital resgata memória da dança e legado de Sarah Figueiró
Abertas inscrições para concursos de Andores e Miniandores do São João 2026
Tradicional Arraiá da Nhá Naná abre as festividades de São João em Corumbá
Confira os destaques da semana na coluna Pantanal em Revista
Hoje tem programação gratuita de contação de histórias no Sesc Corumbá