Menu
terça, 16 de julho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
COLUNA

Entrelinhas

Sylma Lima

Piedade

Em oração: que a chuva caia, que o fogo se apague e o Pantanal sobreviva mais uma vez

22 junho 2024 - 12h38

Ontem aconteceu em Corumbá a primeira noite do Arraial do Banho de São João, festa popular que une tradição e fé, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2021. Mesmo com o grave momento de queimadas enfrentado pelo Pantanal, o povo protagonizou uma linda noite de festa no Porto Geral da cidade.

A primeira noite do Arraial teve dezenas de barracas com delícias pantaneiras, Concurso de Andores, música regional e artesanato. O cheiro de fumaça, que durante o dia é mais presente, a noite deu uma leve trégua e, entre uma atração e outra, o povo festeja pedindo que São João interceda pelo Pantanal. Que a chuva caia, que o fogo se apague e o Pantanal sobreviva mais uma vez.

A ação do fogo em 2024 nos assombra com memórias da seca de 2020, quando o Pantanal viveu sua pior temporada de incêndios. Enquanto Bombeiros, Brigadistas, Militares e Voluntários trabalham incansavlemente para salvar o bioma, o povo dessa terra deve ter responsabilidade para não fazer a primeira faísca, afinal, rezar ajuda, mas nesse caso, não dá para esperar somente pelo milagre. 

Receba a coluna Entrelinhas no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Repercussão
Convite ousado
Definindo os times
Um Show!
Piedade