Menu
terça, 21 de maio de 2019
Andorinha - Viaje para Campo Grande com a Andorinha
Andorinha - Viaje para Campo Grande com a Andorinha
Geral

Profissionais de enfermagem e da assistência social são homenageados na Câmara

16 maio 2019 - 07h43Câmara de Corumbá

Sessão Solene na noite de ontem, terça-feira, 14 de maio, marcou as homenagens a profissionais das áreas de enfermagem e da assistência social, em reconhecimento aos serviços fundamentais prestados à comunidade corumbaense e pantaneira, ajudando a salvar vidas e contribuindo para o desenvolvimento e a justiça social.

O ato foi alusivo ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado no último domingo, 12 de maio, e ao Dia Nacional do Assistente Social, que é comemorado nesta quarta-feira, 15 de maio. Marcou também o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem que ocorre na próxima segunda-feira, 20 de maio.

A solenidade foi dirigida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Gomes Façanha, e contou com as presenças do prefeito Marcelo Iunes; dos vereadores Gaúcho da Pró-Art, André da Farmácia, Cristóvão Contador, Gabriel Alves de Oliveira, João Mário, Chicão Vianna, Paulo Bertini e Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira); da secretária de Assistência Social, Glaucia Antônia Fonseca dos Santos Iunes, e do secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite.

Presentes também ao evento as assistentes sociais Wanessa da Conceição Teixeira (Promotoria de Justiça) e Adriana Selasco Fontes Pizzarro (Defensoria Pública); o assistente social Saturnino de Almeida Filho (coordenador do Núcleo Regional do Serviço Social de Corumbá); a gerente de Atenção Básica da Prefeitura, Helen Andressa da Silva Chaparro Veadrigo, e da coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Gilsane Bereta Gonçalves, que fizeram parte da mesa ao lado de Façanha e do prefeito Iunes.

Profissões importantes

Roberto Façanha considerou extremamente importante a decisão da Câmara de Vereadores que aprovou a Sessão Solene em homenagem às duas categorias, por unanimidade. “Os assistentes sociais desenvolvem um trabalho fundamental, atuando de forma firme com o propósito de proteção social básica em diversas ações preventivas de orientação e apoio à população; enquanto os profissionais da enfermagem cumprem uma missão voltada à prevenção, cuidados, proteção, tratamento e recuperação. Enfim, produzem saúde, ajudam a salvar vidas”.

Lembrou que a noite foi comemorativa não só aos dias do Assistente Social e do Enfermeiro. Serviu também para celebrar o Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, que ocorre em 20 de maio. “Assistentes sociais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, médicos, odontólogos e demais responsáveis pela assistência social e saúde, são todos anjos da guarda. Vocês ajudam a salvar vidas”, observou para, em seguida, estender a homenagem a todos profissionais da Assistência Social e da Enfermagem presentes no plenário, como também àqueles que desenvolvem seus trabalhos por uma Corumbá melhor.

O prefeito Marcelo Iunes também elogiou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Assistência Social e da Enfermagem. Em seu discurso, fez uma referência à fala do vereador Chicão Vianna (reivindicou redução da carga horária para a categoria da Enfermagem para 30 horas) informando que aguarda somente a aprovação na Câmara Federal, do Projeto de Lei 2295/00, que fixa essa jornada para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

“Todos são profissionais que fazem um grande trabalho e que devem ser valorizados. A redução da carga horária está tramitando no Congresso e, aprovando em Brasília, vamos fazer o mesmo aqui”, anunciou. Citou ainda que já está em estudos a instituição de uma classe especial para técnicos de enfermagem que, hoje, são enquadrados no nível médio.

“Estamos estudando uma alternativa entre os níveis médio e fundamental. Afinal, fizeram um curso técnico que precisa ser valorizado”, ressaltou lembrando que a proposta é valorizar todas as categorias que integram o quadro efetivo da Prefeitura de Corumbá.

Os vereadores Chicão Vianna e Paulo Bertini, falaram em nome dos vereadores sobre as homenagens aos profissionais da Assistência Social e da Enfermagem, respectivamente, enquanto Dilene Ebeling Vendramini Duran e Bruna Maria Morais Cola Arteman, usaram a tribuna representando os enfermeiros e assistentes sociais homenageados.

Homenageados

Foram prestadas homenagens pelo Dia da Enfermagem Elesandra de Moraes (Gaúcho da Pró-Art); Adriana Pereira Fernandes (André da Farmácia), Wangley Bento de Campos (Bira), Joyce Aparecida Alves de Magalhaes (Bertini), Leticia Benites Braga Leite (Bertini), Franz Martins Eger (Bertini), Layane Marry Paz Santos (João Mario), Deoner Natalia Concha Torres (Chicão Vianna), Arielly Yara Torres Duarte (Roberto Façanha), Darci Gonçalves Sambrana Pele (Gabriel), Fábio de Campos Medeiros (Manoel Rodrigues), Dilene Ebeling Vendramini Duran (Mesa Diretora), Rosiani José Alves (Cristóvão Contador), Gilsane Bereta Gonçalves (Mesa Diretora) e Helen Andressa da Silva Chaparro Veadrigo (Mesa Diretora).

Já da área da Assistência Social as homenagens foram para Adriana Selasco Fontes Pizzarro (André da Farmácia), Marcelle Andrade Teixeira (Bira), Ruzymar Campos Echeverria (João Mário), Fabiola Maxima Lizarraga Suarez (Chicão Vianna), Bruna Maria Morais Cola Artemam (Roberto Façanha), Mayra Toledo (Gabriel Alves de Oliveira) e Wanessa da Conceição Teixeira (Roberto Façanha).

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cota Zero
Empresários realizam encontro da pesca no Pantanal em apoio a cota zero
Saneamento
Audiência pública vai debater contrato de concessão dos serviços de água e esgoto
Geral
Corumbá recebe coordenação do Programa Prefeito Amigo da Criança
Cidade
LGBT em Foco discute “Homofobia, Transfobia e Lesbofobia” nesta 2ª feira
Espaço saudável
Vereador sugere parceria para construção de parques infantis na cidade
Agricultura
Produtores de MS são conscientes da importância do vazio sanitário e Calendário de plantio
Ação Social
Ação mobilizou multidão no Centro Popular Nação Guató
Justiça
Ministério da Justiça prorroga presença da Força Nacional na fronteira
Resgatar Créditos
Tribunal de Contas pede prorrogação de Refis
Operação
Garras e Choque apreendem arsenal em residência

Mais Lidas

Justiça
Ministério da Justiça prorroga presença da Força Nacional na fronteira
Espaço saudável
Vereador sugere parceria para construção de parques infantis na cidade
Agricultura
Produtores de MS são conscientes da importância do vazio sanitário e Calendário de plantio
Política
Governador Reinaldo Azambuja vai à Brasília para debater diretrizes do FCO