Menu
sábado, 27 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Nove Unidades de Saúde disponibilizam vacina contra febre amarela

21 janeiro 2018 - 17h15Prefeitura Muniipal de Corumbá

Nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Corumbá estão disponibilizando a vacina contra a febre amarela. A imunização pode ser obtida nas Estratégias de Saúde da Família (ESF): Aeroporto-II (Rua Santos Dumont, 47); Padre Ernesto Sassida (Rua José Fragelli s/nº - Dom Bosco); Enio Cunha (Al. Tamengo, s/nº - Cervejaria); Pedro Paulo II ( Batista das Neves, 119 – Centro); Luiz Feitosa Frageli (Av. Rio Branco, s/nº - Universitário); Fernando Moutinho (Al. Maciel de Barros, 48 – Cristo Redentor); Lúcia Maria de Carvalho ( Rua Círiaco de Toledo s/nº - Guanã); Brene de Medeiros (Cyríaco de Toledo, s/n - Popular Nova); e Humberto Pereira (Luiz Feitosa Rodrigues s/n - Nossa Senhora de Fátima).

Nas demais unidades de saúde, as vacinadoras estão de férias. Locais que têm matas e rios, onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente, são consideradas como áreas de risco. No Brasil, no entanto, a vacinação é recomendada para as pessoas a partir de nove meses de idade que residem ou se deslocam para os municípios que compõem a Área Com Recomendação de Vacina. É importante destacar que o município de Corumbá é considerado como área recomendada para vacinar e somente por isso, é importante ter atenção para regularização da vacina.

O último caso da doença registrado no município foi no ano de 2008, na zona rural, que evoluiu para óbito. “É importante que a população informe caso tenham conhecimento de mortes de macacos, ao Centro de Controle de Zoonoses 3907-5579, para que possamos realizar as devidas investigações”, destacou a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Corumbá, Viviane Amtella.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

Há dois diferentes ciclos epidemiológicos de transmissão, o silvestre e o urbano. Mas a doença tem as mesmas características sob o ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico. No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.

Sintomas

A pessoa apresenta os sintomas iniciais 3 a 6 dias após ter sido infectada. Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.

Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer. Depois de identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública