Menu
quarta, 22 de maio de 2019
Andorinha - Viaje para Campo Grande com a Andorinha
Andorinha - Viaje para Campo Grande com a Andorinha
Geral

Município chama atenção para Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso

14 junho 2018 - 12h50Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, promoveu, na manhã desta quinta-feira, 14 de junho, blitz educativa no cruzamento das ruas Frei Mariano e 13 de Junho. Realizada pela Coordenadoria da Terceira Idade e Educação Inclusiva, a ação faz parte do Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e chamou atenção para o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, que é celebrado em 15 de junho.

Durante a blitz educativa, as equipes da Secretaria Especial entregaram panfletos orientando sobre os direitos dos idosos como, por exemplo, o direito ao respeito; atendimento de suas necessidades básicas; direto à saúde; direto à educação; direito à moradia; direito à justiça; direito ao transporte e direito ao lazer.

“Mostramos que que 2018 é o ano de valorização e defesa dos direitos humanos da pessoa idosa e que amanhã, 15 de junho, é o dia da não violência contra os idosos. Preparamos ações como corte de cabelo no asilo e na sexta-feira teremos palestra sobre violência contra os idosos. A Coordenadoria, recém-criada pelo prefeito Marcelo Iunes, vai trabalhar as políticas públicas. Vamos atender nos CRAS, CREAS, no Condomínio dos Idosos, asilo e onde mais for necessário”, disse a coordenadora  da Terceira Idade e Educação Inclusiva, Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim.

Secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, a primeira-dama Amanda Balancieri Iunes, participou da atividade. Ela destacou a importância da Coordenadoria da Terceira Idade. “O prefeito Marcelo Iunes tem a preocupação de cuidar dos idosos com um olhar especial. O Município quer valorizar essas pessoas, que têm muita experiência e conhecimento de vida. Vamos trabalhar com a conscientização, valorização e respeito com as pessoas da terceira idade e também com a educação inclusiva”, disse a secretária.

Fundo Municipal

A edição de 12 de junho, do Diário Oficial do Município de Corumbá (DIOCORUMBÁ) trouxe a publicação da Lei 2.636 que criou o Fundo Municipal da Pessoa Idosa do Município de Corumbá/MS. Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o Fundo tem por finalidade a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados a proporcionar o devido suporte financeiro na implantação, na manutenção e no desenvolvimento de programas, projetos e ações voltados à pessoa idosa no âmbito do Município.

Ano de Valorização e Dia de Combate

O Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa foi instituído pela lei federal 13.646/18. A determinação é alusiva ao processo de ratificação, pelo Brasil, da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, e estabelece que sejam empreendidas ações, como a realização de palestras e eventos e confecção de materiais educativos sobre o tema, ao longo do ano de 2018.

Por sua vez, o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ação social
Sanesul distribui cobertores na Campanha do Agasalho em Campo Grande
Capacitação
Senai oferece consultoria em plano de manutenção e operação de ar condicionado
Policial
Polícia Militar frustra furto e recupera objeto antes da vítima perceber o fato
Educação
Unicamp destina duas vagas da graduação para medalhistas da Olimpíada de História
Edital de “Vagas Olímpicas” prevê duas vagas no curso de graduação em História; participantes da ONHB deverão declarar interesse até dia 17 de junho
Mineração
Empresas esclarecem riscos e ações preventivas nas barragens de Corumbá e Ladário
Policial
Foragido é capturado pela PM na área central
Crime ambiental
PMA autua paranaense por armazenamento de madeira ilegal
Geral
Peão é pisoteado por cavalo durante lida no campo na Nhecolândia
O homem de 44 anos precisou ser resgatado pelo helicóptero da Marinha devido a gravidade dos ferimentos
Acidente de transito
Ciclista vai parar no hospital após ser atropelado no bairro Universitário
Consumidor
Vereador pede apoio de deputado para fim da tarifa básica do consumo de água

Mais Lidas

Cota Zero
Empresários realizam encontro da pesca no Pantanal em apoio a cota zero
Saúde
Prefeitura libera construção de posto de saúde e licitação para escola em São Gabriel
Trânsito
Aulão do Maio Amarelo leva mensagem de trânsito de forma descontraída
Educação
Depois da Educação, Longen prevê novos cortes se Reforma da Previdência não for aprovada