Governo - Campanha HPV

Município chama atenção para Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso

Por Prefeitura de Corumbá14 JUN 2018 - 12h50min
Blitz educativa orientou sobre direitos da pessoa idosa (Foto: Gisele Ribeiro/PMC)

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, promoveu, na manhã desta quinta-feira, 14 de junho, blitz educativa no cruzamento das ruas Frei Mariano e 13 de Junho. Realizada pela Coordenadoria da Terceira Idade e Educação Inclusiva, a ação faz parte do Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e chamou atenção para o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, que é celebrado em 15 de junho.

Durante a blitz educativa, as equipes da Secretaria Especial entregaram panfletos orientando sobre os direitos dos idosos como, por exemplo, o direito ao respeito; atendimento de suas necessidades básicas; direto à saúde; direto à educação; direito à moradia; direito à justiça; direito ao transporte e direito ao lazer.

“Mostramos que que 2018 é o ano de valorização e defesa dos direitos humanos da pessoa idosa e que amanhã, 15 de junho, é o dia da não violência contra os idosos. Preparamos ações como corte de cabelo no asilo e na sexta-feira teremos palestra sobre violência contra os idosos. A Coordenadoria, recém-criada pelo prefeito Marcelo Iunes, vai trabalhar as políticas públicas. Vamos atender nos CRAS, CREAS, no Condomínio dos Idosos, asilo e onde mais for necessário”, disse a coordenadora  da Terceira Idade e Educação Inclusiva, Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim.

Secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, a primeira-dama Amanda Balancieri Iunes, participou da atividade. Ela destacou a importância da Coordenadoria da Terceira Idade. “O prefeito Marcelo Iunes tem a preocupação de cuidar dos idosos com um olhar especial. O Município quer valorizar essas pessoas, que têm muita experiência e conhecimento de vida. Vamos trabalhar com a conscientização, valorização e respeito com as pessoas da terceira idade e também com a educação inclusiva”, disse a secretária.

Fundo Municipal

A edição de 12 de junho, do Diário Oficial do Município de Corumbá (DIOCORUMBÁ) trouxe a publicação da Lei 2.636 que criou o Fundo Municipal da Pessoa Idosa do Município de Corumbá/MS. Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o Fundo tem por finalidade a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados a proporcionar o devido suporte financeiro na implantação, na manutenção e no desenvolvimento de programas, projetos e ações voltados à pessoa idosa no âmbito do Município.

Ano de Valorização e Dia de Combate

O Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa foi instituído pela lei federal 13.646/18. A determinação é alusiva ao processo de ratificação, pelo Brasil, da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, e estabelece que sejam empreendidas ações, como a realização de palestras e eventos e confecção de materiais educativos sobre o tema, ao longo do ano de 2018.

Por sua vez, o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Acessibilidade

Vereador pede ao Governo, recuperação de calçada de escola estadual

Educação

Com diretores da REME, Prefeitura celebra Dia dos Professores

Meio ambiente

PMA realiza soltura de jacaré-de-papo-amarelo capturado por bombeiros

Economia

MS teve 2,2 mil demissões por acordo desde o início da reforma

Acessibilidade

Solicitada recuperação de passarela de acesso a escola em Porto Esperança

Geral

Dois morrem afogados em córrego e amigos usam anzol para encontrar corpos

Geral

Depois de alerta de emergência, Rio Miranda volta ao nível normal