Menu
quarta, 08 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Com setembro mais seco, usinas aceleram moagem de cana-de-açúcar em MS

17 outubro 2019 - 10h39Assessoria

A moagem da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul alcançou 38,1 milhões de toneladas até 30 de setembro. O volume é 10% maior comparado ao mesmo período acumulado da safra anterior. Com relação à segunda quinzena de setembro, a quantidade da matéria-prima processada foi de 2,7 milhões de toneladas, 70% acima com relação a mesma quinzena de 2018. Os dados são do Acompanhamento Quinzenal da Safra 2019/2020 divulgado pela Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o presidente da Associação, Roberto Hollanda Filho, a estiagem nos últimos meses favoreceu o ritmo de moagem da cana. “Notamos que desde julho o volume de chuva nas regiões de lavoura foi abaixo da média dos últimos dez anos. Em setembro a estiagem se prolongou. Estes são fatores que estão permitindo as usinas darem um ritmo maior na moagem da matéria-prima”, afirma.

Com a colheita adiantada, segundo Hollanda, as unidades do Estado devem interromper a safra mais cedo. “Normalmente Mato Grosso do Sul tem unidades moendo nos doze meses da safra. Como o ciclo se encerra somente em março, é possível que as usinas que interromperem a moagem mais cedo, também retornem mais cedo, somando essa moagem ainda para a temporada 2019/2020”, explica.

De acordo com o acompanhamento da safra, apesar das mudanças climáticas no Estado, a qualidade da matéria-prima aparece com leve alteração. No período acumulado a concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana foi 1,23% menor com relação ao mesmo período da safra passada, registrando 134,95 kg. Na segunda quinzena de setembro, o indicador atingiu 147,44 kg, 4,6% acima do registro feito na mesma quinzena do ciclo anterior.

Etanol e Açúcar

A produção de etanol hidratado atingiu 2,1 bilhões de litros, volume 19% acima do mesmo momento da safra passada. Na quinzena, a produção do biocombustível foi de 170 milhões de litros, com percentual de 97% comparado à mesma quinzena do ano anterior, que produziu 86 milhões de litros de hidratado.

No período acumulado da Safra a produção de etanol anidro segue em baixa, com 506 milhões de litros produzidos até 30 de setembro. Considerando somente a última quinzena de setembro, a produção de anidro registrou saldo positivo, com 46 milhões de litros, volume 65% acima da mesma quinzena em 2018. Ao todo, de abril a setembro, o Estado já produziu 2,6 bilhões de etanol.

A produção do açúcar ainda segue abaixo do ciclo passado. De acordo com os dados da Biosul, foram produzidos 660 milhões de toneladas do alimento, uma diferença de 11%. Já na quinzena, a produção de açúcar teve saldo positivo com 32 mil toneladas, quantidade 10% maior com relação à mesma quinzena de 2018.

Mix de Produção

No mix de produção, 86% da matéria-prima processada nesta safra foi destinada para etanol. Na quinzena, esse percentual atingiu 91% para a produção do biocombustível, enquanto 9% foi destinado para açúcar. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde Pública
Vereador diz que é preciso melhorar a comunicação entre a Central de Regulação e pacientes
Maio Laranja
Operação "Caminhos Seguros" de combate à exploração sexual infantil terá ações na Capital e Interior
Ajuda Humanitária
Aeronave da Marinha é enviada para apoiar população gaúcha
Tributo
Prazo para pagamento da segunda parcela do IPTU 2024 vence na quarta, 15 de maio
Economia
Mato Grosso do Sul pode se tornar um dos maiores produtores de ovos do País
Educação
Matrículas para o CEMEI Telma da Costa e Escola Ercy Cardoso abrem na segunda-feira (13)
Boletim Epidemiológico
MS registra 7.802 casos confirmados de dengue
Eleições 2024
Movimento é grande no último dia para regularização do título de eleitor
Greve
Câmara apoia movimento do IFMS e da UFMS e vai pedir intervenção da bancada federal
Últimas 24h
Acidentes de trânsito marcam plantão dos Bombeiros

Mais Lidas

Dobra de Água
Operação flagra furto de água em 10 imóveis de Corumbá
Prestação de Serviço
Serviço de Atendimento Móvel da Sanesul estará no Cravo Vermelho a partir de quarta-feira (8)
No Pantanal
Vítima de queda de cavalo é resgatado com suspeita de fratura
Saúde
Prefeitura trabalha parceria para implantação dos serviços de Cardiologia e UTI Neonatal em Corumbá