Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
COLUNA

Entrelinhas

Sylma Lima

Bafon: a maldição das Costureiras!!!!!

22 fevereiro 2016 - 21h27
Para quem acha que o Carnaval 2016 já terminou.....terminou não!!! Após a encenação do Gran Finale, na Passarela do Samba, os espectadores acham que o espetáculo terminou. Pelo contrário, o show está apenas começando.

Esse segundo ato, é extremamente desrespeitoso à medida que muitos que trabalharam, perderam noites, alimentaram-se de forma precária, queimaram seus dedos com cola quente, para que o show que foi apresentado na avenida pudesse acontecer com brilho; necessitam, hoje, utilizar de inúmeros artifícios para cobrar pelo trabalho prestado.

Uma categoria que hoje, grita cobrando seus dividendos, e acima de tudo respeito, são as costureiras, pois corre um zun....zun...zun.... que algumas ainda não receberam o que foi combinado.

O enredo dos CALOTES pós-carnaval, já virou Hors Concours, pois todos os anos premiam as costureiras, aderecistas, como também os criadores do grande espetáculo - os Carnavalescos, com a sua indesejável presença.

É importante, que o Carnaval, por ser um grande espetáculo, que se consolida como elo perpetuador de nossa cultura e turismo, não deixe ranços que possam macular a imagem e a vontade de se fazer carnaval, por parte daqueles que efetivamente labutam para que a Escolas de Samba ou Blocos possam desfilar.

Todavia, é necessário maior rigor e fiscalização sobre os recursos públicos repassados à entidade que representa as agremiações, e essa por sua vez, maior controle sobre o que repassa às suas filiadas.

Além de repassar os recursos é necessário saber em que cada agremiação vai gastar, por isso existem os Planos de Trabalho, no qual cada uma deve declarar antes de receber, onde vai gastar.

Partindo desse principio e baseado em exemplos de convênios assinados com outras entidades e com outras finalidades, podemos ilustrar: 50 % com matérias (galão, tecidos, acetatos, espelho, etc), 40 % com recursos humanos (costureiras, aderecistas, escultores, marceneiros, serralheiros, etc) e 10% necessidades extras.

Bem sabemos que os recursos dos convênios, são insuficientes para construir e quitar todas as despesas de um carnaval, porém é necessário construir um norte para que a presença do calote, pós-carnaval, não suje a imagem dessa grande festa.

Assim, planejamento é o primeiro passo, bem como deixar as claras onde e no que usará os devidos recursos. E o principal, lembrar sempre que o suor alheio tem preço e é sagrado!

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Adolescência violenta
Carnaval de Corumbá: RJ e SP agradecem
E por falar em carnaval...
Alinhavo
Burburinho