Desde 2018, a fiscalização noturna da Vigilância Sanitária não tem sido realizada, o que levantou preocupações sobre a segurança alimentar e a regularização das farmácias. Com o retorno das inspeções, o objetivo principal dessas ações é garantir que os comércios cumpram as normas sanitárias e forneçam produtos seguros à população.
A fiscalização noturna é especialmente importante porque nem todos os estabelecimentos operam durante o dia, tornando essencial a verificação do cumprimento das normas também no período noturno.
Um dos pontos fundamentais é a necessidade de farmácias informarem em suas fachadas qual unidade está de plantão, garantindo que a população tenha acesso a medicamentos a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, a vigilância também se dedica a orientar feirantes sobre boas práticas de higiene e manuseio de alimentos. "Muitos trabalhadores da feira não têm noção da importância de organizar e armazenar corretamente suas mercadorias para garantir a qualidade dos produtos oferecidos", explica um dos agentes sanitários.
Nesse primeiro momento, o foco é a orientação, sempre visando à segurança alimentar da população. A Vigilância Sanitária tem o compromisso não apenas de fiscalizar, mas também de orientar e educar os comerciantes, sejam feirantes ou donos de estabelecimentos fixos. Dessa forma, busca-se melhorar a qualidade dos produtos e garantir que a população tenha acesso a alimentos e medicamentos seguros.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

OMS reconhece o fim da transmissão do HIV de mãe para filho no país

Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina

Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital

Retrospectiva 2025: Triagem neonatal avançou em MS com teste do pezinho ampliado

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina



Equipe visitou feirantes alimentícios, lanchonetes e restaurantes da cidade. (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)


