A UniCesumar realizou nesta quinta-feira, 22, a primeira edição do IMUV SIMULAB (Incidente com Múltiplas Vítimas – Simulação em Laboratório), uma atividade prática de grande porte voltada à capacitação de estudantes da área da saúde para situações reais de emergência. O evento contou com a participação ativa dos alunos da Turma 1 – 5º ano do curso de Medicina e o apoio do SAMU, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, WR Remoções e alunos de Enfermagem da Faculdade Santa Teresa.
A simulação foi realizada no estacionamento da UniCesumar e reproduziu um cenário de acidente com múltiplas vítimas, incluindo o resgate de pacientes encarcerados em um veículo. Foram utilizados manequins e atores para tornar o ambiente mais próximo da realidade, com atendimento seguindo o protocolo internacional de triagem START, que classifica os pacientes conforme a gravidade dos ferimentos.
O treinamento integrou a programação de capacitação do SAMU Corumbá. A participação da equipe nesse evento proporcionou um treinamento prático e realístico, além de favorecer a interação com as demais instituições envolvidas nesse tipo de incidente.
Essa também foi uma oportunidade para que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participassem da simulação e da capacitação, agregando esse aprendizado à prática diária nos atendimentos de urgência e emergência.
O professor Sidney Mella, diretor da UniCesumar, ressaltou o impacto positivo da atividade na formação dos alunos. “É uma vivência essencial para que eles compreendam, de forma prática, como atuar em situações de grande complexidade. Desde o resgate até o encaminhamento ao hospital simulado, eles participaram de todas as etapas do atendimento”, afirmou.
A coordenadora do curso de Medicina, professora Thais Brito, reforçou o compromisso da universidade com a formação baseada em metodologias ativas. “Desde o primeiro ano, os alunos são inseridos em experiências práticas. A simulação de um incidente dessa magnitude contribui para que estejam mais preparados quando se depararem com situações reais”, explicou.
Técnicas de atendimento à bebês também foram simuladas na ação. Foto: Renê Marcio Carneiro/PMCO técnico de laboratório e coordenador do evento, Alex Bueno da Silva destacou a importância do trabalho conjunto entre os diferentes setores envolvidos.
“O exercício contou com apoio logístico, transporte simulado de vítimas, triagem por gravidade e montagem de hospital de campanha, reunindo profissionais e acadêmicos em um esforço coordenado para o aprendizado prático”, afirmou.
O IMUV SIMULAB já é realizado regularmente em outras unidades da instituição, como em Maringá (PR), e agora chega à unidade de Corumbá com a proposta de se tornar parte do calendário acadêmico.
A expectativa é realizar novas edições a cada semestre, sempre com envolvimento de diferentes instituições parceiras e da comunidade.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina

Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital

Retrospectiva 2025: Triagem neonatal avançou em MS com teste do pezinho ampliado

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher



O evento contou com a participação dos alunos do curso de Medicina da UniCesumar, Bombeiros, WR Remoções e alunos de Enfermagem da Faculdade Santa Teresa. (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)

