Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Saúde

SES inicia distribuição de remédios no começo da sazonalidade da febre

18 junho 2025 - 18h06Agência de Notícias do Governo de MS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) aprovou, por meio da Resolução nº 707, o fluxo de acesso aos medicamentos utilizados no tratamento da febre maculosa no estado. Com ela, passa a existir um protocolo formal para solicitação, distribuição e dispensação dos medicamentos, com o objetivo de assegurar que o tratamento esteja disponível de forma organizada nas unidades públicas de saúde em todo o Estado.

A publicação da medida coincide com o início do período sazonal da febre maculosa, que vai de junho a novembro, com maior concentração de casos entre agosto e outubro.

"A Resolução estabelece um protocolo padronizado para a solicitação, distribuição e dispensação dos medicamentos contra a febre maculosa, garantindo a disponibilidade rápida e controlada dos insumos durante o período sazonal e também no decorrer do ano”, explica a Gerente de Assistência Farmacêutica Básica e Estratégica da SES, Nathália Dantas Pelliccioni.

Conforme a Resolução, aprovada na CIB (Comissão Intergestores Bipartite) e publicada no Diário Oficial do dia 12 de junho de 2025, caberá ao Ministério da Saúde a aquisição centralizada dos medicamentos e o envio à SES, que ficará responsável por repassar os insumos às Secretarias Municipais de Saúde, conforme a demanda apresentada. Os municípios, por sua vez, deverão manter farmácias com farmacêutico responsável e estrutura adequada para dispensar os medicamentos aos pacientes.

Os medicamentos contemplados inicialmente são a doxiciclina 100 mg em comprimido e em solução injetável, podendo ser incluídos outros conforme atualizações futuras. As solicitações deverão ser feitas pelas Secretarias Municipais de Saúde por meio de ferramenta informatizada padronizada, com exigência de prescrição médica e, em alguns casos, documentos complementares como ficha de notificação de caso.

O fluxo também prevê prioridade para os casos considerados urgentes, que poderão ter o medicamento liberado em até 12 horas após a autorização. A retirada ocorrerá na Logística Farmacêutica Estadual ou em unidades regionais de saúde.

Para a dispensação ao paciente, será necessário apresentar documentos de identificação. As farmácias municipais deverão registrar as dispensações em sistema eletrônico, integrando os dados à BNAFAR (Base Nacional da Assistência Farmacêutica) ou ao sistema de Gestão da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. A Resolução estabelece ainda que o fluxo poderá ser atualizado sempre que necessário, com base nas diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde.

A febre maculosa é uma infecção bacteriana grave transmitida por carrapatos, e o tratamento precoce é essencial para evitar agravamentos. A medida busca organizar o fornecimento e garantir maior rastreabilidade no tratamento da febre maculosa no SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
OMS reconhece o fim da transmissão do HIV de mãe para filho no país
saúde
Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina
saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
saúde
Retrospectiva 2025: Triagem neonatal avançou em MS com teste do pezinho ampliado
saúde
Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado
saúde
Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa
saúde
Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas
saúde
"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS
saúde
Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina
saúde
Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

Mais Lidas

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados