Menu
quarta, 21 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Saiba como acessar DIU e implante subdérmico pelo SUS em MS

20 janeiro 2026 - 09h55Agência de Notícias do Governo de MS

Com investimento do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Estado garante a oferta gratuita dos LARCs (sigla em inglês para métodos contraceptivos de longa duração) pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O acesso aos métodos acontece a partir das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos municípios, nas quais a mulher recebe orientação, passa por consulta com a equipe de saúde e inicia o acompanhamento necessário para a escolha do método mais adequado.

O primeiro atendimento ocorre nas unidades básicas de saúde, por meio de consulta com a equipe de saúde, especialmente com enfermeiros e médicos. Nesse momento, a mulher pode expressar seu desejo em relação ao método contraceptivo e receber todas as orientações necessárias.

“Durante a consulta, a mulher é orientada, fala sobre o desejo dela em relação ao método e recebe todas as informações: os prós, os contras, como funciona o procedimento e quais documentos são necessários”, explica a enfermeira e gerente de Saúde da Mulher da SES, Francielly Rosiani da Silva.

Nesse processo, são explicados detalhes sobre o procedimento, possíveis efeitos e a necessidade de acompanhamento após a inserção ou início do uso do método, garantindo segurança e continuidade do cuidado, sempre respeitando a decisão da mulher.

Em muitos municípios, a inserção já ocorre na própria UBS, desde que a unidade disponha de profissionais capacitados e estrutura adequada. Em outros casos, a Secretaria Municipal de Saúde organiza unidades de referência para a realização do procedimento.

Política pública efetiva

A Secretaria de Estado de Saúde orienta que a mulher procure o posto de saúde onde já é cadastrada e acompanhada. Esse vínculo facilita o atendimento e fortalece o acompanhamento ao longo do tempo. “O ideal é que ela vá ao posto onde já faz acompanhamento, onde recebe a visita do agente comunitário de saúde e onde a equipe já conhece a família e o território. Isso torna o atendimento mais próximo e facilita todo o processo”, reforça Francielly.

Caso seja necessário, a própria UBS realiza os encaminhamentos dentro da rede do SUS, garantindo que a mulher continue sendo acompanhada.

Nos últimos anos, a estratégia do Governo de MS de ampliar a oferta de métodos contraceptivos de longa duração como DIU e implantes subdérmicos, aliada à qualificação de profissionais da rede pública, vem apresentando resultados importantes.

A SES intensificou capacitações e a distribuição dos métodos, fortalecendo a atuação da Atenção Básica e qualificando equipes para inserção destes procedimentos nas unidades de saúde.

Esse movimento integrado contribuiu para que, entre 2022 e 2025, a taxa de gravidez na adolescência em MS tenha caído de 14,92% para 12,65%, contrariando a tendência nacional e marcando a menor taxa registrada na última década, reflexo da política pública que amplia o acesso, promove educação e fortalece a autonomia das mulheres em todo o Estado.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

oportunidade
Governo de MS autoriza concurso com 194 vagas para hospital regional
saúde
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
Desdobramentos
Hospital Militar na Capital realiza a 1ª cirurgia com polilaminina em MS
saúde
Ação levou exames cardiovasculares gratuitos à população do Tamarineiro II Sul
saúde
Laboratório Central de MS é nota máxima em ensaios de proficiência
saúde
Cuidado, movimento e integração marcam ações do CRAS I com idosos
saúde
MS intensifica combate ao Aedes aegypti com ações integradas em 2026
saúde
Confira as salas de vacinas abertas essa semana em Corumbá
Saúde
Primeiro boletim de 2026 registra dois casos confirmados de dengue em MS
saúde
Teste do pezinho ampliado é ofertado em todo o MS desde 1º de janeiro

Mais Lidas

Política
MP alega que serviços em contrato deveriam ser executados por servidores
saúde
Saiba como acessar DIU e implante subdérmico pelo SUS em MS
polícia
Operação Expurgo atinge rede de tráfico internacional com alvos em MS e SP
esporte
Inscrições para futsal e futebol em Ladário começam nesta quarta-feira
Crianças e adolescentes poderão se matricular presencialmente; vagas são limitadas