Menu
sábado, 24 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Parceria com UFMS amplia diagnóstico e vigilância de doenças infecciosas em MS

23 janeiro 2026 - 11h40Portal do Governo do MS

Com foco no fortalecimento da vigilância em saúde e na ampliação do acesso a exames especializados, a SES mantém uma parceria estratégica com a UFMS para o desenvolvimento de diagnósticos laboratoriais e pesquisas voltadas às doenças infecciosas e parasitárias.

A cooperação envolve o Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias e o Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que atuam no apoio à rede estadual de saúde, especialmente em áreas onde ainda não há exames disponíveis na rotina do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, a integração entre gestão pública e universidade é essencial para fortalecer a rede de diagnóstico no Estado. “Essa parceria com a UFMS é estratégica para qualificar a vigilância em saúde em Mato Grosso do Sul. Ao integrar pesquisa, inovação e assistência, conseguimos ampliar o acesso a exames especializados, fortalecer o diagnóstico de doenças negligenciadas e oferecer uma resposta mais eficiente à população”, destacou Maymone.

Diagnóstico de doenças negligenciadas e apoio à vigilância

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS, Anamaria Paniago, a parceria permite transformar pesquisa em benefício direto para a população.

“Essa cooperação é fundamental para a pesquisa aplicada à saúde pública, especialmente no diagnóstico de doenças negligenciadas, para as quais ainda não existem exames disponíveis no SUS. Com o apoio da SES, os laboratórios da universidade contribuem diretamente para o diagnóstico das doenças infecciosas e parasitárias no Estado, beneficiando principalmente os pacientes em situação de maior vulnerabilidade”, afirmou Paniago.

Parceria iniciada em 2019 e ampliada na pandemia

A parceria entre a SES e a UFMS foi formalizada em 2019, por meio de um acordo de cooperação voltado inicialmente à realização de exames desenvolvidos no próprio laboratório da universidade para a vigilância das micoses sistêmicas, ampliando a capacidade diagnóstica do Estado.

Durante a pandemia de covid-19, a cooperação foi ampliada com a atuação direta do laboratório no apoio à testagem da população. Com apoio do Governo Federal, a equipe participou do atendimento em sistema de drive-thru e realizou mais de 45 mil exames, fortalecendo a integração entre a universidade e a Secretaria de Estado de Saúde.

Atualmente, um novo acordo de cooperação prevê investimentos em tecnologias voltadas ao diagnóstico de doenças negligenciadas e o planejamento de novas ações para os próximos anos, com foco na vigilância contínua e no fortalecimento permanente da rede estadual de diagnóstico.

Para o biólogo e professor responsável pelo Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS, James Venturini, a parceria tem papel decisivo na consolidação da vigilância em saúde no Estado. “Desde 2019, essa cooperação tem permitido ampliar a realização de exames especializados, apoiar a resposta em momentos críticos como a pandemia e investir em novas tecnologias para o diagnóstico de doenças negligenciadas. Agora, estamos planejando os próximos passos para fortalecer ainda mais a vigilância dessas doenças nos próximos anos”, concluiu Venturini.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
ESF Romeu Albaneze promove ação do Janeiro Branco sobre saúde mental
saúde
Formatura conclui capacitação de 145 agentes de saúde e endemias
saúde
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso
saúde
MS registra 14 casos confirmados de dengue
saúde
Governo quer que Enamed seja exame de proficiência para médicos
saúde
Almoço dançante no Centro de Convivência do Idoso alerta para campanha 'Janeiro Branco'
oportunidade
Governo de MS autoriza concurso com 194 vagas para hospital regional
saúde
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
Desdobramentos
Hospital Militar na Capital realiza a 1ª cirurgia com polilaminina em MS
saúde
Ação levou exames cardiovasculares gratuitos à população do Tamarineiro II Sul

Mais Lidas

Carnaval 2026
Confira os candidatos que disputam a Corte de Momo de Corumbá nesta sexta-feira, 23
Fiscalização
Operação aprende drogas e 2 toneladas de mercadorias irregulares em Corumbá
Carnaval 2026
Ladário finaliza montagem de palco e anuncia interdições para o Carnaval
Plantão
Colisão entre motos mobiliza Bombeiros na Avenida Rio Branco