Menu
segunda, 08 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde a partir de hoje

01 agosto 2025 - 15h34Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (1º), pacientes da rede pública podem ser atendidos de forma gratuita por planos de saúde. Uma portaria que viabiliza a troca de dívidas de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela prestação de serviços na rede privada foi apresentada no início da semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo a pasta, a medida, que faz parte do programa Agora Tem Especialistas, visa ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na atenção especializada. A expectativa é que, neste primeiro momento, R$ 750 milhões em dívidas adquiridas por operadoras sejam convertidas em consultas, exames e cirurgias.

Entenda

Na prática, a medida anunciada pelo governo federal transforma dívidas de ressarcimento de planos de saúde em exames, cirurgias e consultas especializadas, levando pacientes da rede pública até especialistas e equipamentos disponíveis na rede privada sem que precisem desembolsar para serem atendidos.

As dívidas das operadoras de planos de saúde junto ao SUS, anteriormente, iam para o Fundo Nacional de Saúde.

Como vai funcionar

A oferta de assistência a pacientes do SUS pelos planos de saúde vai atender ao rol de procedimentos do programa Agora Tem Especialistas, que prioriza seis áreas com maior carência de serviços especializados: oncologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia e ginecologia.

De acordo com o ministério, também será considerada a demanda de estados e municípios. Para participar da iniciativa, os planos de saúde interessados devem aderir a um edital conjunto do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Já para usufruírem do benefício de converter a obrigação do ressarcimento em prestação de serviços, além da adesão de forma voluntária ao programa, as operadoras devem comprovar capacidade técnica e operacional e disponibilizar uma matriz de oferta que atenda às necessidades do SUS.

“Para receberem pelo programa, os planos de saúde precisam realizar mais de 100 mil atendimentos/mês. De forma excepcional, será considerado valor mínimo de 50 mil/mês para planos de saúde de menor porte. Isso no caso de atendimentos de média e baixa complexidade realizados em regiões cuja demanda por esse tipo de serviço não seja plenamente atendida”, informou a pasta.

Ainda segundo o ministério, os serviços prestados pelos planos de saúde vão gerar o Certificado de Obrigação de Ressarcimento (COR), necessário para abater a dívida com o SUS.

Fiscalização

A ANS destacou que a iniciativa vem acompanhada de mecanismos de fiscalização, controle e monitoramento. Todos os instrumentos, incluindo multas e penalidades a operadoras, permanecem vigentes caso se façam necessários.

“Não há qualquer espaço para que operadoras deixem de atender sua carteira de clientes para priorizar o SUS. Pelo contrário: é do interesse das operadoras que aderirem ao programa ampliar sua capacidade de atendimento, beneficiando tanto os usuários dos planos quanto os pacientes do SUS”, avaliou a diretora-presidente da ANS, Carla Soares.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Anvisa publica registro da vacina contra a dengue do Butantan
saúde
Corumbá começa vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório
saúde
MS tem a maior cobertura em telessaúde do centro-oeste
saúde
Projeto Casa Rosa deve realizar 400 consultas até sexta-feira em Corumbá
saúde
Sábado (13) é dia de doação de sangue em Corumbá
saúde
MS registra 8.372 casos confirmados de dengue
saúde
Dezembro Vermelho reforça prevenção, testagem e cuidado a pessoas com HIV
saúde
Corumbá começa vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório na segunda-feira (8)
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS
saúde
Medicamentos do Programa Hiperdia voltam a ser distribuídos direto nas UBSs

Mais Lidas

Tempo
Segunda-feira chuvosa e abafada em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 23°C e máxima de 32°C
saúde
Sábado (13) é dia de doação de sangue em Corumbá
economia
Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias até 2026
Educação
Vestibular da UFMS registra mais de 2,8 mil ausentes em prova para 127 cursos