Os serviços na carreta do Hospital de Amor começaram na manhã desta terça-feira (8) com o objetivo de detectar o câncer de mama e ampliar o acesso das mulheres aos exames preventivos. A expectativa é que 180 exames sejam realizados durante os três dias de atendimento, sendo 30 no período da manhã e mais 30 à tarde, em pacientes de 40 a 69 anos. A ação é uma parceria entre o município e o Hospital de Amor.
A técnica de radiologia Mila Christie, responsável pela realização do exame de mama, destaca a importância desse momento para o cuidado da saúde da mulher. Ela enfatiza que o atendimento é totalmente humanizado, o que torna a experiência mais tranquila para as pacientes.
"Dentro da nossa carreta, na sala de mamografia, nós temos um atendimento humanizado com duas televisões. Ligamos as televisões e colocamos uma imagem e uma música mais calma para deixá-las mais relaxadas, pois o exame pode ser um pouco desconfortável. Essa é a forma que encontramos para deixá-las mais tranquilas", explicou a técnica.
Mulheres aguardam atendimento no mutirão de mamografia em Corumbá. Foto: Danielly Carvalho Além dos exames de mamografia e preventivos, a população também tem acesso a outros atendimentos, como vacinação, aferição de pressão e glicemia. A enfermeira Ranielle da Silva Araújo, que está atuando nos atendimentos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, contou que a procura tem sido grande pelos exames, o que facilita a prevenção e o tratamento precoce da doença. "É importante fazer o rastreio regularmente, anualmente, para observar possíveis alterações nas mamas e, assim, possibilitar um diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto antes fizermos o rastreio, maior a chance de cura e de tratamento adequado. A Carreta do Amor, em parceria com a Prefeitura de Corumbá, tem o objetivo de realizar o acompanhamento e identificar alterações. O resultado sai em torno de 30 a 40 dias e é enviado para a central de regulação, onde a paciente recebe o encaminhamento para iniciar o tratamento. Com certeza, é uma parceria muito importante para a saúde das mulheres", afirmou Ranielle.
Elidia Cristina, pescadora de Porto Morrinho, também aproveitou a oportunidade para realizar o exame. "É um cuidado com a saúde. Sou ribeirinha e soube dessa ação. Já estava com encaminhamento, que foi marcado pela saúde ribeirinha. É muito importante cuidar da saúde e estar sempre atento, especialmente com o passar da idade. Precisamos estar sempre alerta. Vim fazer a mamografia, pois já estava aguardando há alguns meses, pois o aparelho no nosso hospital está estragado", contou Elidia.
Os atendimentos continuarão ao longo da tarde e seguem até quinta-feira (10). A unidade móvel está estacionada na rua 15 de Novembro, entre as ruas Colombo e América. O horário de funcionamento é das 07h às 17h, e os exames serão realizados mediante agendamento prévio, feito pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

OMS reconhece o fim da transmissão do HIV de mãe para filho no país

Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina

Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital

Retrospectiva 2025: Triagem neonatal avançou em MS com teste do pezinho ampliado

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina



Unidade móvel do Hospital de Amor estacionada na rua 15 de Novembro, oferecendo exames e outros serviços à comunidade. (Foto: Danielly Carvalho)


