Menu
sábado, 20 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Mutirão acelera cirurgias de catarata e reduz fila de espera em Corumbá

20 dezembro 2025 - 10h04Danielly Carvalho com Assessoria, PMC

Pacientes que aguardavam há anos por uma cirurgia de catarata começaram a receber atendimento em Corumbá com a realização de um mutirão de oftalmologia na Santa Casa. A ação concentra consultas, exames e encaminhamentos cirúrgicos no próprio município, evitando deslocamentos para outras cidades e acelerando o acesso ao procedimento.

Na tarde desta sexta-feira, 19 de dezembro, o prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira esteve na unidade hospitalar para acompanhar os atendimentos, ao lado do deputado estadual Paulo Duarte, responsável pela destinação de recursos por meio de emenda parlamentar, e da vereadora Hanna Santana.

O mutirão foi organizado para enfrentar a fila reprimida de procedimentos oftalmológicos, principalmente entre pessoas idosas que aguardavam avaliação especializada e cirurgia. O atendimento reúne todas as etapas necessárias até o procedimento, desde a consulta inicial até o pré-operatório e o agendamento da cirurgia.

A secretária municipal de Saúde, Tatiana da Silva Santos Mattos, explicou que a proposta é garantir que o paciente chegue à cirurgia com todos os protocolos cumpridos. “Cirurgia de catarata: nós tínhamos uma demanda reprimida de pacientes que aguardavam para fazer a consulta e, depois, serem encaminhados para a cirurgia. A oftalmologia tem duas etapas: a do paciente da oftalmologia geral e a daquele paciente que já está triado e precisa fazer a cirurgia de catarata, que é a resolutividade do caso”, afirmou.

Ela detalhou que o processo exige cuidados antes da liberação para o centro cirúrgico. “Quando é feito o encaminhamento, o paciente ainda vai se preparar para a cirurgia. Ele passa pelo pré-operatório com o médico especialista, depois passa pelo médico do risco cirúrgico, porque, se tiver alguma comorbidade, precisa ser estabilizada primeiro. Faz os exames e, quando está pronto, apto para a cirurgia, aí se agenda o procedimento”, disse.

Nesta primeira etapa, 75 pacientes passaram pelo atendimento, e a expectativa é alcançar entre 100 e 150 pessoas. “Desses 150, alguns não vão poder operar por conta da condição clínica, mas os que estiverem aptos, após todas essas etapas, já terão o procedimento cirúrgico agendado. A etapa que organizamos com a Santa Casa é para nos entregar o paciente pronto, ou seja, já operado, apto e voltando a enxergar”, afirmou.

O deputado estadual Paulo Duarte destacou que a ação responde a uma necessidade antiga do município. “É uma ação importante, porque era uma demanda que a Prefeitura tinha e uma questão sobre a qual, desde o início do mandato, o prefeito doutor Gabriel falava dessa dificuldade. Quem precisa de cirurgia de catarata, em geral, são pessoas de mais idade, que tinham de se deslocar para Campo Grande para fazer a cirurgia, muitas vezes sem condições físicas e até financeiras”, afirmou. Segundo ele, mais de R$ 300 mil em emendas parlamentares foram destinados para viabilizar os procedimentos.

O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira ressaltou o impacto direto da iniciativa na vida dos pacientes. “Esse mutirão representa um compromisso da nossa gestão com a saúde pública e com o cuidado às pessoas. Estamos falando de devolver visão, autonomia e dignidade a moradores que aguardavam há muito tempo por esse atendimento. É um investimento que transforma vidas e fortalece o atendimento de saúde em Corumbá”, declarou.

As cirurgias estão sendo realizadas na própria Santa Casa, utilizando o centro cirúrgico e o ambulatório da unidade. A primeira etapa do Mutirão de Oftalmologia começou em novembro e marca um avanço na ampliação da capacidade de atendimento especializado no município.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Estilo de vida leva jovens de até 30 anos apresentarem risco cardíaco
saúde
Aumento de Influenza A H3 leva Corumbá a reforçar atendimentos
saúde
Projeto Ártemis avalia genética de pacientes que sofreram AVC
saúde
Corumbá reforça atendimento e transferências hospitalares com nova ambulância
saúde
Alta nos casos de HIV acende debate sobre proteção ao diagnóstico do paciente
Sociedade de Direito Médico alerta para falhas no cumprimento da lei do sigilo e impactos da exposição indevida
saúde
Em 2025, mais de 16 mil animais foram castrados em ações do governo em MS
saúde
Samyr reivindica reforma de telhado da unidade de saúde do Beira Rio
saúde
Reativação de unidade de saúde do Cristo é reivindicada por Kleyton Cruz
saúde
OMS reconhece o fim da transmissão do HIV de mãe para filho no país
saúde
Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina

Mais Lidas

geral
Corumbá ajusta datas de recesso e pontos facultativos no fim de ano
geral
Exército reúne imprensa local e faz balanço das ações de 2025
Plantão
Acidente no Centro de Corumbá envolve carro, moto e bicicleta
polícia
Foragido é encontrado escondido debaixo de cama após denúncia em Corumbá