Menu
quinta, 08 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Saúde

MS reforçou vacinação em 2025 e manteve vigilância contra sarampo

07 janeiro 2026 - 16h39Agência de Notícias do Governo de MS

Ao longo de 2025, Mato Grosso do Sul reforçou as ações de prevenção e vigilância contra o sarampo, com foco na ampliação da cobertura vacinal, no monitoramento permanente das doenças exantemáticas e no fortalecimento da resposta dos serviços de saúde em todo o Estado. As iniciativas foram coordenadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e executadas em articulação com os municípios.

Durante o ano, a SES manteve o abastecimento regular das vacinas que protegem contra o sarampo, assegurando a continuidade da imunização na rede pública. Durante o segundo semestre, O Estado seguiu as diretrizes do Ministério da Saúde e reforçou as estratégias de proteção da população, com a implementação da “dose zero”, que garante uma proteção adicional para as crianças de 6 a 11 meses.

O trabalho contínuo de mobilização e busca ativa contribuiu para que Mato Grosso do Sul alcançasse, até outubro, cobertura de 97,16% na primeira dose da vacina Tríplice Viral e 83,65% na segunda dose. Os dados refletem o esforço conjunto de Estado e municípios para ampliar o acesso à vacinação e reduzir riscos de reintrodução da doença.

Além da vacinação de rotina, a SES promoveu ações de intensificação ao longo do ano, com destaque para a campanha estadual “MS Vacina Mais: Sarampo”, que mobilizou os 79 municípios sul-mato-grossenses. A estratégia ampliou a vacinação para diferentes faixas etárias e fortaleceu o acesso da população por meio de ações como busca ativa de não vacinados e varreduras nos territórios, garantindo maior alcance da imunização.

De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, o foco em 2025 foi antecipar riscos e fortalecer a vigilância. “O sarampo é uma doença altamente transmissível, e por isso exige atenção permanente. O Estado atuou de forma preventiva, fortalecendo a vacinação e a capacidade de resposta dos serviços de saúde para manter a população protegida”, destacou.

A gerente de Doenças Agudas e Exantemáticas da SES, Jakeline Miranda, ressalta que o trabalho contínuo de vigilância garantiu a manutenção do cenário epidemiológico favorável no Estado. “Em 2025, Mato Grosso do Sul não registrou nenhum caso confirmado de sarampo. Ao todo, foram 108 casos notificados, sendo 105 descartados e três ainda em investigação. Esses números refletem a eficiência da vigilância ativa e da resposta rápida das equipes de saúde diante de qualquer suspeita”, afirmou.

Paralelamente, a SES investiu na qualificação das equipes de saúde, com capacitações presenciais e virtuais, alinhamento de protocolos e apoio técnico aos municípios. As ações fortaleceram o monitoramento de casos suspeitos e a resposta rápida diante de qualquer sinal de circulação do vírus.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Guia orienta sobre mudança no rastreamento do câncer de colo do útero
saúde
USF Bonifácio Tiaen cria grupo de apoio para gestantes em Corumbá
saúde
Corumbá lança Mapa Digital da Saúde
saúde
Anvisa proíbe fórmula infantil com risco de contaminação por toxina
saúde
Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra
saúde
Pré-matrícula digital para novos alunos da Rede Municipal de Corumbá inicia amanhã
saúde
Brasileiros publicam maior estudo já feito sobre sequelas do zika
saúde
Anvisa libera estudo com medicamento para lesões na medula espinhal
saúde
Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde
saúde
Anvisa manda recolher lote de chá de camomila Água da Serra

Mais Lidas

Polícia
Prefeitura de Ladário finaliza PAD e demite servidores envolvidos em fraudes na Caixa Econômica
Luto
Morre dona Enésia Brasil, liderança espírita respeitada em Corumbá
Direitos Humanos
Presidente do IMNEGRA afirma ter sido vítima de racismo em lanchonete no centro
Polícia
Civil afirma que não há provas da suposta coação denunciada por ambulante