Menu
sexta, 05 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Saúde

MS mantém estrutura preparada para atender possíveis casos de intoxicação por metanol

09 outubro 2025 - 10h04Portal de Notícias do Governo do MS

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mantém estrutura organizada e fluxo de resposta pronto para o atendimento a possíveis casos de intoxicação por metanol. O medicamento utilizado como antídoto, o etanol farmacêutico, é adquirido e distribuído pelo Ministério da Saúde, conforme as notificações e confirmações de casos acompanhados pelos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox).

De acordo com a coordenadora estadual de Assistência Farmacêutica da SES, Patrícia Veiga, o Estado recebeu recentemente 60 ampolas do antídoto, destinadas inicialmente a um paciente com suspeita de intoxicação, caso que foi posteriormente descartado após nova avaliação clínica. As doses permanecem armazenadas como retaguarda estratégica, com validade até março de 2026.

“O Governo do Estado atua de forma coordenada com o Ministério da Saúde e o Ciatox para garantir resposta rápida em qualquer situação de risco. Mesmo sem casos confirmados até o momento, estamos preparados para atender imediatamente, com estrutura técnica e fluxo de solicitação ativo 24 horas por dia”, destacou Patrícia.

Fluxo ágil garante envio imediato do antídoto aos hospitais

O protocolo de atendimento segue um fluxo específico por paciente. A partir da notificação de um caso suspeito pelo hospital ao Ciatox, o centro aciona a Assistência Farmacêutica Estadual, que formaliza a solicitação do antídoto junto ao Ministério da Saúde.

A entrega é feita diretamente ao hospital solicitante, de acordo com o peso e a condição clínica do paciente, sendo que, em média, 30 ampolas são utilizadas por paciente adulto.

O Ministério da Saúde mantém estrutura logística nacional para envio emergencial do medicamento, com prazo máximo de 12 horas para entrega aos estados, via transporte aéreo.

“O mais importante é que o atendimento seja rápido. Quanto antes o paciente com suspeita de intoxicação por metanol for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de recuperação e menores as consequências clínicas. Essa integração entre Estado e União é fundamental para salvar vidas”, completou Patrícia.

Vigilância ativa e integração entre equipes

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, reforça que o Estado mantém vigilância ativa e permanente sobre possíveis ocorrências, articulando as áreas técnicas e de fiscalização sanitária para garantir resposta imediata.

“A SES trabalha em um fluxo de atendimento que permite agilidade desde a notificação até a disponibilização do antídoto. Nossa rede de vigilância está em alerta, monitorando continuamente e orientando os serviços de saúde sobre os protocolos de identificação e encaminhamento de casos suspeitos”, destaca Larissa.

Compromisso e preparo da rede estadual de saúde

A secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, ressalta que a prontidão da SES reflete o compromisso do Governo do Estado em proteger a população diante de emergências toxicológicas.

“A estrutura de resposta rápida que mantemos é resultado de planejamento e integração entre nossas áreas técnicas, a Vigilância em Saúde, o Ciatox, a Coordenação de Emergências em Saúde Pública, o LACEN, a Superintendência de Atenção à Saúde, a Assistência Farmacêutica e o Ministério da Saúde. Estamos preparados e atentos para garantir o cuidado e a segurança da população sul-mato-grossense em qualquer eventualidade”, afirmou Crhistinne.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS
saúde
Medicamentos do Programa Hiperdia voltam a ser distribuídos direto nas UBSs
saúde
Corumbá é selecionada para pesquisa sobre impactos das mudanças climáticas na saúde da população
saúde
Com 10,7 mil doses, Mato Grosso do Sul começará a vacinação contra bronquiolite
saúde
Governo começa a distribuir vacina contra vírus sincicial respiratório
Cultura
Festival Gastronômico do Pantanal celebra sabores e cultura por seis dias
saúde
Brasil celebra avanços neste Dia Mundial de Luta contra o HIV
saúde
Corumbá acende alerta para novos casos de HIV no Dezembro Vermelho
saúde
MS recebe cinco propostas para PPP do Hospital Regional; leilão é na quinta
saúde
Hemonúcleo de Corumbá é contemplado com equipamento de refrigeração de plasma

Mais Lidas

Esporte
Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
Educação
Corumbá celebra projetos de educação infantil com premiação e reconhecimento
polícia
PF e Receita desarticulam quadrilha de contrabando e lavagem de dinheiro