Menu
domingo, 25 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Saúde

MS encerrou 2025 com aumento no número de transplantes realizados pelo SUS

24 janeiro 2026 - 12h30Agência de Notícias do Governo de MS

Dados da CET/MS (Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul) mostram aumento no total de procedimentos e a manutenção de transplantes de alta complexidade, indicando maior regularidade na atividade transplantadora no Estado.

Em 2025, foram realizados 70 transplantes de órgãos sólidos e 298 transplantes de córnea. Considerando órgãos e tecidos, o total chegou a 368 procedimentos ao longo do ano.

Entre os transplantes realizados estão: 49 de fígado, 21 de rim, dois de medula óssea autólogo e cinco de ossos, evidenciando a diversidade de procedimentos ofertados pela rede estadual.

Para a Coordenadora da CET/MS, Claire Miozo, os resultados refletem o fortalecimento da rede e da organização dos processos. “Foi um ano marcado pela atuação integrada entre hospitais, equipes assistenciais e a Central, com avanços importantes na captação e no acompanhamento dos processos de doação e transplante”, disse Claire.

Comparativo com 2024

Em 2024, o Estado havia registrado 40 transplantes de órgãos sólidos e 278 transplantes de córnea, totalizando 318 procedimentos. Os números de 2025 indicam crescimento no volume total de transplantes e ampliação das atividades em relação ao ano anterior.

Rede hospitalar

Os transplantes em Mato Grosso do Sul são realizados por hospitais habilitados que integram a rede estadual. A Santa Casa de Campo Grande realiza transplantes de rim e córneas; o Hospital Unimed, transplantes de rim; o Hospital Cassems, transplantes de medula óssea autólogo; e o Hospital Adventista do Pênfigo, transplantes de fígado, rim, pâncreas, córneas e tecido musculoesquelético.

Em 2025, o Hospital Adventista do Pênfigo passou a atuar também nos transplantes de rim, pâncreas e tecido musculoesquelético, ampliando a oferta desses procedimentos no Estado. Segundo Claire Miozo, “Essa ampliação representa mais oportunidades para os pacientes que aguardam na fila e fortalece a capacidade transplantadora de Mato Grosso do Sul”, afirma a Coordenadora da CET/MS.

Doação e fila de espera

No período, foram registrados 63 doadores efetivos de órgãos e 238 doadores de córnea. Também foram ofertados para transplantes em outros Estados 85 rins, oito fígados e oito corações.

Atualmente, a fila de espera em Mato Grosso do Sul conta com 428 pessoas aguardando transplante de córnea, 236 por rim e 10 por fígado.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), vinculada ao Governo do Estado, reforça que a realização dos transplantes depende da autorização familiar. Para ser doador, não é necessário registro formal, basta comunicar à família o desejo de doar órgãos e tecidos.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental do SUS
SAÚDE
Fake news sobre covid-19 volta a circular em aplicativos de mensagens
saúde
ESF Romeu Albaneze promove ação do Janeiro Branco sobre saúde mental
saúde
Formatura conclui capacitação de 145 agentes de saúde e endemias
saúde
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso
saúde
MS registra 14 casos confirmados de dengue
saúde
Parceria com UFMS amplia diagnóstico e vigilância de doenças infecciosas em MS
saúde
Governo quer que Enamed seja exame de proficiência para médicos
saúde
Almoço dançante no Centro de Convivência do Idoso alerta para campanha 'Janeiro Branco'
oportunidade
Governo de MS autoriza concurso com 194 vagas para hospital regional

Mais Lidas

Carnaval 2026
Ladário finaliza montagem de palco e anuncia interdições para o Carnaval
cultura
Carnaval 2026: Corumbá escolhe Rei Momo, Rainha e Princesas
saúde
Formatura conclui capacitação de 145 agentes de saúde e endemias
Cultura
Corumbá revela hoje a programação oficial do Carnaval 2026