Menu
quinta, 08 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Ministério lança edital para formar agentes populares de saúde

06 janeiro 2026 - 12h05Agência Brasil

O Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), publicou novo edital do Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS). A chamada pública fica aberta até 18 de janeiro e tem como objetivo selecionar movimentos sociais populares para a formação de 450 turmas em 17 unidades da Federação.

O edital prevê o pagamento de bolsa mensal de R$ 2,5 mil para educadores e de R$ 560 para educandos, como incentivo para custear deslocamento e outras despesas necessárias à permanência no curso. Cada turma será composta por um educador e 20 estudantes, o que pode beneficiar até 9 mil participantes em todo o país.

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, a iniciativa reforça a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS). “O programa fortalece ainda mais a saúde e a participação popular como direitos presentes na construção diária do SUS, a partir da mobilização de voluntários que organizam a comunidade onde vivem para garantir direitos sociais. Também reconhece o notório saber de mestres da cultura popular, incentivando e valorizando as práticas tradicionais e populares de cuidado”, afirmou.

A diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, Luciana Maciel, destacou que a formação contribui para a atuação comunitária e a defesa do SUS.

“Com essa formação, qualificamos pessoas para atuar junto às suas comunidades, promovendo saúde, direitos e a defesa do SUS. É uma oportunidade de construir uma rede nacional de agentes comprometidos com o cuidado, a educação popular e a equidade no Sistema Único de Saúde”, disse.

Para esclarecer dúvidas dos movimentos interessados, a AgSUS realizará uma sessão pública virtual no dia 9 de janeiro, no canal institucional da entidade no YouTube

Formação

A distribuição das turmas entre os estados levará em conta critérios de equidade, com prioridade para regiões com maior concentração de pobreza, maior impacto em escala e maior população em situação de vulnerabilidade. O curso será ofertado em 17 unidades da Federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal.

AgPopSUS

O Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde busca fortalecer a atuação dos movimentos sociais populares na defesa do SUS e do direito à saúde, ampliando o protagonismo popular, a articulação de saberes e as práticas de educação popular em saúde nos territórios.

Desde a criação do programa, o AgPopSUS vem contribuindo para a construção de uma rede nacional de agentes educadoras e educadores populares comprometidos com o acesso aos serviços de saúde, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social.

A iniciativa integra saberes tradicionais e populares e tem origem na experiência de atuação de movimentos sociais durante a pandemia de covid-19, quando lideranças comunitárias passaram a atuar como agentes populares de saúde na proteção de seus territórios.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
MS reforçou vacinação em 2025 e manteve vigilância contra sarampo
saúde
Anvisa proíbe fórmula infantil com risco de contaminação por toxina
saúde
Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra
saúde
Pré-matrícula digital para novos alunos da Rede Municipal de Corumbá inicia amanhã
saúde
Brasileiros publicam maior estudo já feito sobre sequelas do zika
saúde
Anvisa libera estudo com medicamento para lesões na medula espinhal
saúde
Anvisa manda recolher lote de chá de camomila Água da Serra
saúde
Cobertura de testagem para HIV cresce 47% em comunidades indígenas
Boletim Epidemiológico
MS registra 8.461 casos confirmados de dengue
saúde
Confira quais salas de vacinação estão abertas em Corumbá nesta semana

Mais Lidas

Luto
Morre dona Enésia Brasil, liderança espírita respeitada em Corumbá
Polícia
Civil afirma que não há provas da suposta coação denunciada por ambulante
polícia
STJ mantém julgamento de grupo acusado de lavar dinheiro do tráfico
Cultura
Corumbá inicia pré-carnaval com eventos em dois bairros neste fim de semana