Nesta terça-feira (9). médicos da Atenção Primária de Corumbá participaram de capacitação com foco na detecção e manejo das doenças crônicas. A iniciativa, realizada por meio parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Unicesumar, busca fortalecer o cuidado oferecido à população e qualificar ainda mais o atendimento nas unidades de saúde do Município.
As atividades foram conduzidas pelos especialistas Dr. Fábio Lucas Bassini e Silva, cardiologista, e Dra. Maria do Carmo Dore Miguez Oliveira, endocrinologista. Durante a programação, os profissionais abordaram temas essenciais relacionados a diabetes e hipertensão, duas das condições crônicas mais prevalentes e que exigem acompanhamento contínuo.
A capacitação contou com palestras técnicas e estudos de caso, proporcionando aos médicos uma formação prática e baseada em evidências, alinhada aos desafios do cuidado cotidiano na Atenção Primária.
As doenças crônicas são condições de longa duração — podendo acompanhar o indivíduo por meses, anos ou até pela vida toda. Apresentam evolução lenta e progressiva e, diferentemente das infecções agudas, não são causadas por agentes infecciosos, mas por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e, sobretudo, relacionados ao estilo de vida, como alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo.
Por isso, identificar precocemente essas doenças e garantir o acompanhamento contínuo são medidas fundamentais para prevenir complicações e promover mais qualidade de vida à população.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS confirma 23 casos de dengue e registra 577 notificações da doença
Ladário abre vagas para bocha, malha e vôlei adaptado à melhor idade
Inscrições ocorrem no Ginásio Poliesportivo e incluem atividades voltadas ao lazer e à saúde

Mais de 60% da população brasileira têm excesso de peso

Nova estratégia contra o VSR amplia proteção à primeira infância em MS

Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025

Boletim fortalece o planejamento das ações de enfrentamento ao câncer de mama em MS

MS encerrou 2025 com aumento no número de transplantes realizados pelo SUS

Ministério revisa diretrizes e custeio da rede de saúde mental do SUS

Fake news sobre covid-19 volta a circular em aplicativos de mensagens



A iniciativa fortalece o cuidado oferecido à população e qualifica ainda mais o atendimento nas unidades de saúde do MunicÃpio. (Foto: Divulgação)

