Menu
sexta, 05 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Saúde

Mato Grosso do Sul recebe 156 unidades de medicamento inédito no SUS

22 outubro 2025 - 10h35Danielly Carvalho

O Outubro Rosa ganhou um reforço importante na luta contra o câncer de mama. O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, medicamento de última geração incorporado à rede pública para o tratamento do tipo HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença.

A remessa, composta por 11.978 unidades (6.206 de 100 mg e 5.772 de 160 mg), chegou no dia 13 de outubro a Guarulhos (SP). Desse total, 156 frascos serão destinados ao Mato Grosso do Sul, com entrega prevista para esta quinta-feira (23). A distribuição ficará sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, conforme protocolos clínicos definidos pelo Ministério.

Ao todo, serão quatro lotes do medicamento, com novas entregas programadas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. A previsão é atender 100% da demanda atual, beneficiando 1.144 pacientes ainda neste ano.

O investimento total chega a R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos-ampola, e a negociação garantiu uma economia de R$ 165,8 milhões, cerca de 50% abaixo do valor de mercado.

Durante a entrega, o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, destacou o impacto da nova medicação. “É uma felicidade enorme estar aqui neste Outubro Rosa, entregando um medicamento que faz parte do primeiro protocolo clínico de diretrizes terapêuticas na Oncologia. Essa medicação vai reduzir em 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama HER2-positivo. É uma grande vitória do povo brasileiro.”

Ele também ressaltou que o mês tem sido marcado por avanços em toda a linha de cuidado oncológico. “A gente modificou a idade da mamografia, entregou carretas que estão percorrendo o país, ampliou cirurgias e radioterapia. Todos os pontos da linha de cuidado foram abordados.”

TransporteTrastuzumabe Entansina é incorporado à rede pública e reforça o tratamento oncológico. Foto: Rafael Nascimento/MS

Avanço no tratamento

O Trastuzumabe Entansina é indicado para mulheres que apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama em estágio III. O medicamento amplia as possibilidades terapêuticas, oferecendo melhor controle da doença e mais qualidade de vida às pacientes.

Além disso, o Ministério da Saúde avança na oferta dos inibidores de ciclinas, abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe, voltados ao tratamento do câncer de mama avançado ou metastático com receptor hormonal positivo e HER2-negativo.

Uma portaria a ser publicada ainda neste mês permitirá a compra descentralizada desses medicamentos por estados e municípios, com financiamento federal. O novo modelo deve agilizar o acesso aos tratamentos.

Diagnóstico e prevenção

Outra mudança anunciada é a redução da faixa etária para realização de mamografia, agora disponível para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas ou histórico familiar. A ampliação busca fortalecer o diagnóstico precoce. Em 2024, 30% dos exames realizados foram em mulheres com menos de 50 anos, ultrapassando 1 milhão de mamografias.

Atendimento itinerante

Também neste mês, começaram a circular as 28 carretas do programa Agora Tem Especialistas, levando atendimento preventivo e exames para mulheres em regiões com vazios assistenciais em 20 estados brasileiros. A iniciativa foca na saúde da mulher, priorizando o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.*Com informações da Assessoria do Ministério da Saúde.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Dezembro Vermelho reforça prevenção, testagem e cuidado a pessoas com HIV
saúde
Corumbá começa vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório na segunda-feira (8)
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS
saúde
Medicamentos do Programa Hiperdia voltam a ser distribuídos direto nas UBSs
saúde
Corumbá é selecionada para pesquisa sobre impactos das mudanças climáticas na saúde da população
saúde
Com 10,7 mil doses, Mato Grosso do Sul começará a vacinação contra bronquiolite
saúde
Governo começa a distribuir vacina contra vírus sincicial respiratório
Cultura
Festival Gastronômico do Pantanal celebra sabores e cultura por seis dias
saúde
Brasil celebra avanços neste Dia Mundial de Luta contra o HIV
saúde
Corumbá acende alerta para novos casos de HIV no Dezembro Vermelho

Mais Lidas

polícia
Ligação clandestina de água gera flagrante e mobiliza policiais em Corumbá
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS
saúde
Medicamentos do Programa Hiperdia voltam a ser distribuídos direto nas UBSs