Menu
quinta, 15 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Incentivo financeiro fortalece rede de atenção à Doença Renal Crônica no Estado

15 janeiro 2026 - 16h49Agência de Notícias do Governo de MS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou, segunda-feira (12), no Diário Oficial do Estado, a Resolução SES/MS n. 519 que institui incentivo financeiro para a Atenção Especializada em DRC (Doença Renal Crônica) no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). A medida prevê recursos para o custeio das sessões de hemodiálise e para a ampliação do acesso à diálise peritoneal nas unidades habilitadas no Estado, com vigência de janeiro a dezembro de 2026.

De acordo com a resolução, o incentivo financeiro contempla dois eixos. O Eixo I destina apoio financeiro aos gestores dos contratos com os prestadores de TRS (Terapia Renal Substitutiva), no custeio das sessões de hemodiálise de pacientes renais crônicos atendidos pelo SUS. O valor instituído é de R$ 45,00 por sessão, com teto máximo de 14 sessões por paciente ao mês, conforme a tabela de procedimentos do SUS.

Já o Eixo II tem como foco ampliar o acesso à diálise peritoneal nos serviços habilitados em Atenção Especializada em DRC. Nesse caso, o incentivo é de R$ 716,12 por paciente ao mês, destinado à manutenção e ao acompanhamento domiciliar de pacientes submetidos à diálise peritoneal automatizada e contínua, com limite de um procedimento mensal por paciente.

Para a gerente de Atenção à Doença Renal Crônica da SES, Mara Rúbia da Costa Silva, a resolução consolida e qualifica uma política já existente no Estado. “O incentivo já faz parte da estratégia de cuidado à pessoa com DRC e, com essa resolução, garantimos sua continuidade em 2026, fortalecendo o custeio da hemodiálise e ampliando o acesso à diálise peritoneal, de forma alinhada à linha de cuidado e às necessidades dos pacientes”, afirmou.

Farão jus ao recebimento do incentivo financeiro complementar os municípios que possuem a gestão de prestadores habilitados em Atenção Especializada em DRC com hemodiálise e/ou diálise peritoneal, além de hospitais com essas habilitações sob gestão estadual. Para isso, os entes e estabelecimentos deverão cumprir critérios como apresentação de dados sobre pacientes em tratamento e em fila de espera, estrutura disponível e assinatura do Termo de Adesão previsto nos anexos da resolução, que deverá ser preenchido, assinado e encaminhado à SES por meio do e-mail [email protected] até o dia 21 de janeiro de 2026.

O objetivo da normativa é promover uma assistência mais equânime e eficiente às pessoas com DRC no Estado, em consonância com a Linha de Cuidado da Pessoa com DRC e as portarias do Ministério da Saúde que regulamentam a organização, o funcionamento e o financiamento desse tipo de atendimento no SUS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Janeiro Branco alerta para cuidados com a saúde mental
saúde
Exames cardíacos gratuitos chegam a Porto Morrinho e Tamarineiro
saúde
Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV
saúde
Por ordem judicial, MS faz 1ª cirurgia com polilaminina em paciente tetraplégico
saúde
Uso prolongado de remédios para o estômago pode causar anemia e afetar ossos
saúde
Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS
saúde
Janeiro Roxo reforça combate à hanseníase e diagnóstico precoce
saúde
Hospitais públicos de Três Lagoas e Ponta Porã estão entre os 100 melhores do país
saúde
Guia orienta sobre mudança no rastreamento do câncer de colo do útero
saúde
USF Bonifácio Tiaen cria grupo de apoio para gestantes em Corumbá

Mais Lidas

Polícia
Operação fecha biqueira e prende traficante no bairro Vila Mamona
Cultura
Bloco Flor de Abacate celebra 60 anos como patrimônio vivo do Carnaval de Corumbá
Educação
Terceira etapa da seleção temporária da educação começa em Corumbá
Alerta
Criminosos aproveitam Mutirão do Mei para aplicar golpes via WhatsApp