Menu
sábado, 10 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Hospitais públicos de Três Lagoas e Ponta Porã estão entre os 100 melhores do país

09 janeiro 2026 - 11h14Agência de Noticias do Governo de MS

Dois hospitais públicos de Mato Grosso do Sul foram reconhecidos em um levantamento nacional entre as melhores unidades do país com atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Na lista nacional, que avaliou exclusivamente unidades com atendimento integral, foram citados o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, e o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã.

As duas unidades representam Mato Grosso do Sul entre centros de excelência distribuídos por todas as regiões do país.

O levantamento considerou critérios técnicos como acreditação hospitalar, taxas de ocupação, taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de UTI e tempo médio de permanência dos pacientes, com base em dados do SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do Ministério da Saúde, referentes ao período de agosto de 2024 a julho de 2025.

Para o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, o resultado indica que Mato Grosso do Sul está no caminho correto na organização e qualificação da rede hospitalar pública. “Esse desempenho mostra que as ações adotadas estão produzindo efeito, mas o trabalho só estará completo quando todos os hospitais estaduais estiverem entre os melhores do país”, afirma o secretário.

O estudo foi realizado pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde), em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde), o Instituto Ética Saúde, o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), e avaliou hospitais gerais e especializados com mais de 50 leitos e produção assistencial comprovada.

A partir dessa seleção inicial, os hospitais indicados passarão por uma nova etapa de avaliação para a definição dos 10 melhores hospitais públicos do Brasil, que serão anunciados em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Janeiro Roxo reforça combate à hanseníase e diagnóstico precoce
saúde
Guia orienta sobre mudança no rastreamento do câncer de colo do útero
saúde
USF Bonifácio Tiaen cria grupo de apoio para gestantes em Corumbá
saúde
Corumbá lança Mapa Digital da Saúde
saúde
MS reforçou vacinação em 2025 e manteve vigilância contra sarampo
saúde
Anvisa proíbe fórmula infantil com risco de contaminação por toxina
saúde
Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra
saúde
Pré-matrícula digital para novos alunos da Rede Municipal de Corumbá inicia amanhã
saúde
Brasileiros publicam maior estudo já feito sobre sequelas do zika
saúde
Anvisa libera estudo com medicamento para lesões na medula espinhal

Mais Lidas

Polícia
Prefeitura de Ladário finaliza PAD e demite servidores envolvidos em fraudes na Caixa Econômica
Direitos Humanos
Presidente do IMNEGRA afirma ter sido vítima de racismo em lanchonete no centro
Plantão
Motociclista sofre queda acidental e morre em parada cardiorrespiratória no PS
Polícia
Mulher tem roupas rasgadas e homem sofre lesões em briga no bairro Maria Leite