A realização de estudos técnicos e administrativos para credenciamento de mais médicos especialistas na área de Ortopedia em Corumbá, é o que está sugerindo a vereadora Hanna Ellen Santana, visando melhorar o atendimento na rede pública de saúde, com reflexos direto na redução da longa fila de espera.
A solicitação foi feita diretamente à secretária Tatiana da Silva Santos Mattos, de Saúde. Disse que a indicação está fundamentada em relatos de usuários do sistema, bem como na crescente demanda reprimida por atendimentos ortopédicos no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Isso reflete diretamente em uma fila de espera extensa, comprometendo a celeridade no diagnóstico e tratamento de lesões musculoesqueléticas, fraturas, dores crônicas, entre outros problemas que afetam diretamente a mobilidade e a qualidade de vida da população”, afirmou.
Destacou ainda o fato da “ortopedia ser uma especialidade fundamental para garantir a reabilitação física e a redução de agravos clínicos, especialmente em pacientes idosos, trabalhadores que dependem do esforço físico e pessoas com limitações motoras”, e que por isso mesmo, o “credenciamento de novos especialistas vai contribuir para o fortalecimento da rede, melhorar o acesso ao atendimento especializado e promover a eficiência na gestão do sistema público, cumprindo os princípios de integralidade e equidade do SUS”.
Decoração natalina
Por outro lado, Hanna solicitou à diretora-presidente da Fundação da Cultura, Wanessa Pereira Rodrigues, a realização de estudos técnicos visando a expansão da decoração natalina para pontos turísticos e praças localizadas fora da região central da cidade, especialmente na parte alta.
Lembrou que o período natalino é tradicionalmente marcado por sentimentos de união, esperança e renovação. As decorações públicas contribuem significativamente para a valorização do espaço urbano, fortalecimento do espírito comunitário e estímulo à movimentação de pessoas em locais públicos, favorecendo também o comércio local e a circulação econômica.
Observou que, nos últimos anos, as ações de ornamentação se concentraram na área central da cidade, e que espaços como a Praça da Nova Corumbá, entre outros pontos da região sul, também possuem grande fluxo de famílias, crianças e moradores que merecem ser contemplados com a magia do Natal.
“Expandir a decoração natalina para bairros mais afastados, além de promover a descentralização cultural, representa uma ação de inclusão social e fortalecimento da identidade comunitária. Por isso estamos sugerindo que esses locais e pontos turísticos como o Cristo Rei do Pantanal e a Praça CEU também possam ser considerados nos estudos para implantação das decorações”, concluiu.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS registra 8.372 casos confirmados de dengue

Dezembro Vermelho reforça prevenção, testagem e cuidado a pessoas com HIV

Corumbá começa vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório na segunda-feira (8)

Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS

Medicamentos do Programa Hiperdia voltam a ser distribuídos direto nas UBSs

Corumbá é selecionada para pesquisa sobre impactos das mudanças climáticas na saúde da população

Com 10,7 mil doses, Mato Grosso do Sul começará a vacinação contra bronquiolite

Governo começa a distribuir vacina contra vírus sincicial respiratório

Festival Gastronômico do Pantanal celebra sabores e cultura por seis dias


Hanna diz que medida visa reduzir a fila de espera na rede. (Foto: Divulgação)

