Menu
domingo, 09 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Expedição Alma Pantaneira 2025 encerra jornada com mais de 5 mil atendimentos de saúde

01 novembro 2025 - 12h00Assessoria

Depois de 12 dias de intensa jornada, chega ao fim a Expedição Alma Pantaneira 2025, uma das maiores ações de saúde itinerante do país. Foram cerca de mil quilômetros percorridos dentro do Pantanal, levando atendimento médico, odontológico e solidariedade às comunidades mais isoladas da região.

Durante a expedição, sete bases de atendimento foram montadas ao longo do trajeto, onde mais de 5 mil procedimentos foram realizados — entre consultas médicas, tratamentos odontológicos, confecção de próteses dentárias, exames de ultrassom e sessões de fisioterapia. Além dos atendimentos, a equipe também promoveu a distribuição de roupas, materiais escolares e itens de higiene pessoal, levando acolhimento e dignidade a centenas de famílias pantaneiras.

O último ponto de atendimento foi na Fazenda São Geraldo, no Pantanal da Nhecolândia, onde um verdadeiro hospital foi montado dentro de um galpão. No local, seis médicos, cinco dentistas e uma fisioterapeuta atenderam moradores da fazenda e das redondezas, encerrando a expedição com um grande mutirão de solidariedade e cuidado.

Um dos destaques desta edição foi a pesquisa sobre obesidade desenvolvida com os moradores da região. O estudo busca compreender as mudanças nos hábitos alimentares e de comportamento da população local.

A Expedição Alma Pantaneira é considerada uma das maiores ações de saúde itinerante do país. Foto: Divulgação

“Hábitos comuns na cidade chegaram ao Pantanal. O consumo de óleo de soja, açúcar em excesso, refrigerantes e sucos, somado ao tempo prolongado diante das telas, reduziu muito a atividade física das pessoas. Essa comodidade trouxe o sobrepeso e, com ele, novas preocupações para a saúde. Nossa pesquisa tem por objetivo orientar e trazer soluções para melhorar isso”, explica o médico Ricardo Staut, cirurgião do aparelho digestivo e integrante da equipe.

Para o médico Waldir Albaneze, idealizador da Expedição Alma Pantaneira, a edição 2025 superou todas as expectativas.

“Médicos e dentistas de diversos estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul, participaram conosco. São profissionais altamente qualificados para atuar em condições desafiadoras como as do Pantanal. As consultas precisam ser assertivas e os tratamentos completos, com os medicamentos adequados deixados para cada paciente. Isso só é possível graças ao apoio de pessoas e empresas que acreditam no nosso trabalho”, destaca Albaneze.

A área odontológica segue sendo uma das mais procuradas pelas comunidades.

“Conseguimos oferecer um atendimento de muita qualidade e procuramos resolver os problemas em poucas horas, inclusive confeccionando próteses dentárias nas próprias bases de atendimento”, relata Elisclay Silva, cirurgiã-dentista e veterana da expedição.

Neste sábado, o grupo inicia sua jornada de volta, com a sensação de dever cumprido e o compromisso renovado de continuar levando saúde e solidariedade ao povo pantaneiro.

A Expedição Alma Pantaneira é uma iniciativa do Instituto Alma Pantaneira, que há anos atua levando atendimento médico e odontológico gratuito às regiões mais remotas do Pantanal, aliando solidariedade, ciência e amor ao próximo.

Quem desejar saber mais sobre o projeto, apoiar ou participar das próximas edições pode acessar: www.institutoalmapantaneira.com.br

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
saúde
Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue neste mês
saúde
Ladário inicia campanha Novembro Azul com ações voltadas à saúde do homem
saúde
Corumbá leva pesquisas sobre doenças tropicais ao maior congresso nacional
saúde
Saúde de Corumbá renova equipamentos e amplia estrutura odontológica
saúde
Ladário realiza ações do Novembro Azul em unidades de saúde
Campanha terá palestras e atendimentos voltados à prevenção e à saúde do homem
Saúde
'Dia D' de Combate à Dengue será marcado por ações de conscientização em todo o MS
saúde
Acordo de cooperação estabelece vacinação simultânea em MS, PR e Paraguai
saúde
MS registra 8.272 casos confirmados de dengue
saúde
Corumbá sedia o I Encontro de Saúde Mental da Macro Pantanal

Mais Lidas

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
geral
Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá