Menu
domingo, 16 de novembro de 2025
UEMS - Processo Seletivo
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Corumbá terá nova maternidade e hospital regional em plano estadual de saúde

04 junho 2025 - 16h02Danielly Carvalho

Corumbá está no centro de uma ampla reestruturação anunciada pelo Governo de Mato Grosso do Sul para a saúde pública. Durante apresentação na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (4), o governador Eduardo Riedel revelou os próximos passos do novo plano de regionalização da atenção hospitalar, que inclui a construção de uma nova maternidade e, no médio prazo, uma nova unidade hospitalar no município pantaneiro.

A saúde pública de Mato Grosso do Sul está passando por uma das maiores transformações dos últimos anos. O projeto apresentado pelo governador prevê melhorias no acesso e na qualidade dos serviços oferecidos nos 79 municípios do estado, com ampliação da rede de média e alta complexidade, aumento no número de leitos e a implementação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para modernizar o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande.

O deputado estadual Paulo Duarte, em vídeo institucional, comemorou a notícia e reforçou a importância da iniciativa para a população local. “Foi anunciado aqui, dentre outras questões da área de saúde estadual, mas para a nossa região, a construção de uma nova maternidade no hospital, que o governo fará essa obra em parceria com a Prefeitura”, afirmou. Segundo ele, o prefeito Dr. Gabriel já está definindo o terreno onde a unidade será implantada.

Ainda conforme o deputado, há um compromisso oficial do Estado para levantar um hospital regional em Corumbá. O anúncio foi feito publicamente na Assembleia e, de acordo com Duarte, a obra deve ser finalizada entre quatro e cinco anos. “A maternidade começará nos próximos meses”, garantiu, em áudio enviado ao Capital do Pantanal.

A proposta faz parte de um plano maior de regionalização da saúde, que contempla outras macrorregiões como Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã. A expectativa é expandir a capacidade de atendimento em todo o estado, fortalecendo o sistema público com foco nas regiões mais distantes da capital.

Um dos principais eixos da proposta é a PPP do HRMS, que prevê a ampliação de 362 para 577 leitos e um salto no número de internações mensais, de 1.400 para 2.700. A projeção do governo também aponta uma redução de até 35% no custo por internação. Todos os serviços não assistenciais, como lavanderia, limpeza, recepção e manutenção, ficarão sob responsabilidade da empresa privada, enquanto o atendimento médico seguirá sendo 100% gratuito e feito pelo SUS.

Segundo o governador Eduardo Riedel, o novo modelo foi elaborado com base em estudos técnicos. “Estamos há dois anos mergulhados com todos os indicadores desse processo para nos dar subsídio, para poder construí-lo. A gente acredita que esse conhecimento deu o embasamento para o projeto”, afirmou durante a apresentação.

*Com informações da Agência de Notícias do Governo de MS. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Corumbá realiza campanha antirrábica com oito pontos fixos de vacinação
saúde
Dos 1.291 óbitos por câncer de próstata no centro-oeste, 254 são em MS
saúde
Feira Livre de Ladário terá ação de conscientização sobre câncer de boca
Campanha Novembro Bordô leva informação e prevenção à população de Ladário no sábado (15)
saúde
Novembro Azul leva ações de saúde do homem a UBSs durante todo o mês
saúde
Corumbá avança em projeto para reestruturar leitos psiquiátricos
saúde
Hanna sugere estudos para credenciamento de ortopedistas em Corumbá
saúde
Vacinação antirrábica começa neste sábado com oito pontos fixos em Corumbá
saúde
Cansada da espera na Capital, mulher consegue atendimento urgente em Corumbá
saúde
Vacimóvel leva vacinação itinerante a bairros e escolas de Corumbá
Saúde
Jovan busca informações sobre o SAMU e pede central de regulação na cidade

Mais Lidas

Tempo
Defesa Civil alerta para tempestade entre domingo e segunda em MS
Plantão
Mulher escorrega no chão ensaboado e fratura braço e clavícula
Cultura
Repasse antecipado garante início dos trabalhos dos blocos para o carnaval 2026
Polícia
Carros roubados em São Paulo são apreendidos à caminho de Corumbá