Teve inicio nesta terça-feira, 14, o programa de castração gratuita de cães e gatos em Corumbá. Com realização da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), objetivo é promover o controle populacional de forma ética e segura, contribuindo para a redução do abandono de animais e para a prevenção de doenças. A ação da FMAP ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
O prefeito Dr. Gabriel acompanhou o início das atividades. "Esse trabalho mostra a preocupação com o bem-estar dos animais e visa conter o nascimento descontrolado de cães e gatos em nossa cidade", destacou o chefe do Executivo corumbaense.
A iniciativa marca a retomada dos procedimentos de esterilização, que agora serão realizados no Castramóvel, estacionado na Unidade Básica de Saúde Simone Flores, localizada na rua José de Barros Maciel, esquina com a rua Luiz Feitosa Rodrigues, no bairro Guatós, parte alta de Corumbá. Para este primeiro dia, estão previstas seis castrações, com expectativa de alcançar uma média diária de dez procedimentos.
A diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Cristina Fleming, explicou que os atendimentos serão realizados mediante agendamento, por meio de link disponível no site da Prefeitura. “Começaremos com atendimentos de segunda a sexta-feira e, posteriormente, passaremos a realizar os procedimentos às segundas, quartas e quintas-feiras”, afirmou.
A prioridade será dada aos tutores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais.
O prefeito, Dr. Gabriel, acompanhou o inicio do trabalho no Castramóvel. Foto: Ayrton Benites/PMCDe acordo com a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, a fila de espera inclui animais cadastrados em anos anteriores, refletindo uma demanda represada.
A equipe responsável pelo serviço é composta por três médicos-veterinários. “A castração gratuita é uma forma de manejo populacional que protege a saúde humana, reduz o número de animais em sofrimento e preserva o equilíbrio ecológico”, destacou. A iniciativa é realizada em cooperação técnica com o Gapa Mais Pantanal.
Para o atendimento, os tutores devem levar os animais pela manhã, preferencialmente até as 08h, em jejum. Os procedimentos ocorrem até o início da tarde, com liberação dos animais por volta das 14h ou 15h.
Arleni Mesquita Morinigo, gerente de Bem-Estar Animal, ressaltou a importância da medida para a saúde pública. “Além de reduzir a população de animais domésticos, a castração ajuda a prevenir zoonoses como a leishmaniose e a esporotricose, doenças que preocupam Corumbá pelo risco de transmissão aos humanos”, explicou.
Ela lembrou que a proteção animal no município abrange também espécies silvestres. A Fundação acolhe animais feridos ou apreendidos que chegam à cidade frequentemente em busca de alimento e são vítimas de atropelamentos ou capturas.
O cadastro para o serviço de castração gratuita de animais é realizado por meio do link https://stic.corumba.ms.gov.br/castramovel/
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Samyr reivindica reforma de telhado da unidade de saúde do Beira Rio

Reativação de unidade de saúde do Cristo é reivindicada por Kleyton Cruz

OMS reconhece o fim da transmissão do HIV de mãe para filho no país

Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina

Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital

Retrospectiva 2025: Triagem neonatal avançou em MS com teste do pezinho ampliado

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas



Cadastro para realização de procedimentos está disponível por meio de link na matéria. (Foto: Ayrton Benites/PMC)


