Menu
quinta, 24 de abril de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Saúde

Corumbá e Ladário serão contempladas com Caravana da Castração para 1.800 animais

17 março 2025 - 13h44Redação do Capital do Pantanal

O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) recebeu, na manhã desta segunda-feira, 17 d emarço, a visita do superintendente de Políticas Integradas para proteção Animal do Governo do Estado, Carlos Eduardo Rodrigues. O encontro foi para tratar sobre a ida, nos próximos meses, da Caravana da Castração para os municípios de Corumbá e Ladário, onde serão castrados, medicados e microchipados 1.800 animais. A inciativa é inédita e faz parte do Programa MS Vida Animal, do Governo do Estado.

O projeto tornou-se viável graças ao investimento feito pela Senadora Soraya Thronicke (PODEMOS) no valor de R$ 5 milhões. Para implementar a Caravana, de acordo com o superintendente, será necessária uma contrapartida dos municípios.

“É por isso que estamos conversando com o deputado Paulo Duarte. A contrapartida não é financeira. O que precisamos é a implantação do calendário de conscientização contra os maus-tratos animais, e a democratização da Delegacia Virtual, para o registro de denúncias contra maus-tratos de animais, além do apoio das gestões municipais de Corumbá e Ladário no engajamento à campanha”, esclareceu o superintendente.

A castração é uma medida essencial para o controle populacional de cães e gatos, evitando o abandono e os maus-tratos. Além disso, traz inúmeros benefícios à saúde dos animais: reduz o risco de câncer, previne doenças reprodutivas e diminui comportamentos indesejados, como agressividade e marcação territorial. Com a microchipagem, os pets podem ser facilmente identificados em caso de perda, aumentando suas chances de retornar ao lar.

“De todos esses benefícios, o mais importante é, sem dúvida nenhuma, para a saúde da população, especialmente em Corumbá e Ladário, região endêmica para a leishmaniose. Com certeza vou fazer as articulações necessárias junto às gestões municipais de Corumbá e Ladário”, garantiu o deputado estadual Paulo Duarte.

A primeira etapa da Caravana da Castração inicia em maio deste ano. A equipe da caravana percorrerá, inicialmente, 40 municípios, priorizando aqueles com maior índice de leishmaniose e zoonoses. Mato Grosso do Sul é uma região endêmica para a leishmaniose, com dados alarmantes que mostram que o estado apresentou uma média de 1.200 casos por ano nos últimos anos. Essas doenças impactam não só a saúde dos animais, mas também a saúde humana e do meio ambiente. “Essa ação é o primeiro passo para ressaltarmos a importância da aplicação do que se chama de conceito de saúde única, que une a saúde animal, humana e ambiental”, explicou Carlos Eduardo. *Informações da ALEMS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

facebook sharing button

twitter sharing button

email sharing button

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Capacitação prepara municípios de MS para receber a Caravana da Castração
Saúde
MS ultrapassa 2,6 mil cirurgias ortopédicas realizadas pelo Programa MS Saúde
Saúde
Divulgado o cronograma de rotina das salas de vacina de Corumbá até sexta-feira, 25
Saúde
Hanna reivindica médicos especialistas para atendimento às mulheres nos finais de semana
Saúde
Vacinação no feriado imuniza mais de 700 pessoas contra COVID-19 e Influenza em Corumbá
Saúde
Governo Federal lança ação para vacinar 413,5 mil estudantes de escolas públicas em MS
Saúde
Corumbá tem vacinação em 10 unidades de saúde
saúde
Parceria entre Marinha, Fiocruz e SES/MS leva assistência médica a Corumbá
Saúde
Médicos peritos do INSS voltam ao trabalho nesta segunda-feira
Saúde
Após tumulto e protesto, Cassems marca assembleia virtual para aprovar contas

Mais Lidas

Cultura
Devotos celebram o dia de São Jorge com oferendas e almoço à comunidade
Cidade
Elinho pede reabertura da Praça SESI Pantanal no Bairro Maria Leite
Cultura
Sinpol confirma presença no lançamento de livro em homenagem à inspetor Alberto e seu filho
Política
Casa da Mulher Brasileira em Corumbá é garantia de dignidade, diz Paulo Duarte