A partir desta segunda-feira (3), a Prefeitura de Corumbá dá mais um passo importante para descentralizar e humanizar o atendimento em saúde no município. O atendimento ortopédico foi ampliado, e agora, além do Centro de Especialidades Médicas (CEM), outras duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) passam a oferecer consultas com ortopedista. O principal objetivo é levar o atendimento especializado para mais perto da comunidade.
As unidades que passam á oferecer atendimento ortopédico em Corumbá, a partir de hoje são:
- No bairro Padre Ernesto, na UBS Dr. Bonifácio Tiaen, as consultas acontecerão nas segundas, às 13h, e quintas, às 7h;
- Já no bairro Guató, na UBS Simone Flores, o atendimento também acontecerá durante as segundas e sextas, às 16h.
Com a nova estratégia, o atendimento especializado deixa de estar concentrado em um único ponto da cidade, o que reduz o deslocamento, melhora o acesso e proporciona mais conforto a quem mais precisa.
O prefeito Dr. Gabriel ressalta que a escolha das unidades foi técnica e baseada nas necessidades da população.
“A UBS Dr. Bonifácio Tiaen atende uma região onde a comunidade solicitou durante a ação Bairro que eu Quero, realizada no mês de agosto, melhorias no acesso a especialidades, devido à distância e às dificuldades de transporte até o CEM. Já na região do Simone Flores, identificamos uma alta demanda represada por consultas em ortopedia. Levar esse serviço para mais perto das pessoas é garantir dignidade e cuidado”, destacou o prefeito.
A medida também tem o objetivo de reduzir as faltas em consultas, já que a distância é um dos principais motivos para o não comparecimento. Atualmente, 1.020 pessoas aguardam atendimento ortopédico em Corumbá.
Os agendamentos seguem sendo realizados nas próprias unidades de saúde, mediante encaminhamento médico. Casos urgentes e traumas continuam sendo atendidos no pronto socorro municipal.
Dr. Gabriel destaca que a ampliação da ortopedia é apenas o começo. “A próxima especialidade a ser descentralizada será a pediatria. Estamos construindo uma rede de atenção que olhe para as pessoas e funcione na prática, com resolutividade e cuidado humano”, afirmou.
A prefeitura destaca que a iniciativa faz parte da política de fortalecimento da Atenção Primária no município, que tem sido uma das prioridades da gestão de Dr. Gabriel. Com ações planejadas, investimentos em estrutura e foco na qualidade do atendimento, Corumbá segue avançando na construção de uma saúde pública mais próxima, eficiente e acolhedora.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá realiza campanha antirrábica com oito pontos fixos de vacinação

Dos 1.291 óbitos por câncer de próstata no centro-oeste, 254 são em MS
Feira Livre de Ladário terá ação de conscientização sobre câncer de boca
Campanha Novembro Bordô leva informação e prevenção à população de Ladário no sábado (15)

Novembro Azul leva ações de saúde do homem a UBSs durante todo o mês

Corumbá avança em projeto para reestruturar leitos psiquiátricos

Hanna sugere estudos para credenciamento de ortopedistas em Corumbá

Vacinação antirrábica começa neste sábado com oito pontos fixos em Corumbá

Cansada da espera na Capital, mulher consegue atendimento urgente em Corumbá

Vacimóvel leva vacinação itinerante a bairros e escolas de Corumbá



A UBS Dr. Bonifácio Tiaen, no bairro Padre Ernesto Sassida, é uma das unidades que passa à oferecer consulta ortopédica. (Foto: Ayrton Benites/PMC)

