No dia 4 de julho, a Suprova (Superintendência da Vida Animal) dará início ao calendário de atendimentos da caravana que prevê realizar 20 mil castrações de cães e gatos em 45 cidades de Mato Grosso do Sul. Miranda, distante 220 km de Corumbá, será o primeiro município contemplado devido aos altos índices de endemias, especialmente casos de leishmaniose.
Os atendimentos de castração e microchipagem serão realizados em um veículo adaptado, contratado por meio de licitação. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (29) informando que uma empresa de Santa Catarina venceu o processo. O valor total da locação ficou em R$ 4.470.000,00.
O veículo é equipado para a castração ser feita de forma itinerante, com equipamentos e material para cirurgia.
O superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, divulgou os primeiros municípios que irão receber a ação, além de explicar como será feito o cadastro dos tutores interessados em garantir vaga para seus animais.
“Nós temos uma ferramenta que desenvolvemos para o cadastro. A cada município, o sistema será aberto com antecedência. Serão 20 mil castrações”, destacou. Em Miranda, a expectativa é atender 150 animais a 200 animais, incluindo os que vivem nas aldeias.
Para os moradores indígenas, segundo o superintendente, o transporte até o local da ação, que será na Estação Ferroviária de Miranda, na Rua 7 de Setembro, número 3, será garantido pela prefeitura.
A escolha de Miranda como cidade inicial da caravana se deve, principalmente, ao alto número de casos de leishmaniose, especialmente nas comunidades indígenas.
Nesta primeira fase, a caravana passará por 10 cidades, na seguinte ordem: Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá.
Para garantir o bem-estar dos animais durante os procedimentos, a Suprova disponibilizará um CTI (Centro de Terapia Intensiva) Móvel nas cidades que não possuem clínicas veterinárias, para atendimentos emergenciais.
Além disso, os municípios que receberem a caravana terão o compromisso de, em até um ano, implementar um calendário de ações voltadas à conscientização sobre bem-estar animal. Essa é uma condição para ter acesso ao serviço.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

OMS reconhece o fim da transmissão do HIV de mãe para filho no país

Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina

Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital

Retrospectiva 2025: Triagem neonatal avançou em MS com teste do pezinho ampliado

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina



Das 10 cidades contempladas nessa primeira fase, Corumbá e Ladário serão as últimas a receberem a Caravana. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)


