Menu
segunda, 02 de março de 2026
Andorinha - Semana da Mulher
Andorinha - Semana da Mulher
Saúde

Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue neste mês

08 novembro 2025 - 10h11Agência Brasil

A vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan pode ser aprovada a partir do final da semana que vem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O anúncio foi feito nesta sexta (7), em coletiva de imprensa que tratou sobre a necessidade de acelerar as filas para aprovação de medicamentos sintéticos e produtos biológicos.

“A vacina de dengue do Butantan é um processo prioritário para a agência”, afirmou o diretor da Anvisa Daniel Pereira. Ele explicou que, na semana passada, houve uma reunião com o comitê de especialistas para suprir dúvidas que ficaram em relação à vacina.

“A nossa expectativa é que, na primeira quinzena de novembro ainda, ou alguns dias a mais, a gente já tenha uma conclusão por parte da Anvisa, para a gente autorizar o registro”, explicou. 

Pereira acrescentou que essa análise demandou “muitas horas” de discussão técnica com especialistas externos que apoiaram a decisão. Segundo a Anvisa, não houve solicitações de registro de outros imunizantes por parte dos demais laboratórios.

Inteligência artificial

Na reunião com a imprensa desta sexta, diretores da Anvisa ainda explicaram que a agência pretende utilizar ferramentas de inteligência artificial para acelerar em pelo menos 50% o tempo de análise de medicamentos.

O presidente da Anvisa, Leandro Safatle, contextualizou que há um aumento constante, de aproximadamente de 10%, de petições de novos registros junto à agência. Isso faz com que análises cheguem a demorar até três anos.

“Trata-se de um conjunto de ações que estão sendo pensadas que, em conjunto, tende a reduzir os prazos de análise que estão tendo na Anvisa”, afirmou Safatle.

Segundo o presidente da Anvisa, as ferramentas de inteligência artificial estão sendo muito utilizadas em todas as agências reguladoras. "É um instrimento que pode ajudar muito no processo de otimização de análise e no processo de aumento da produtividade”, disse Safatle. 

O diretor da Anvisa Daniel Pereira informou que a agência tem hoje na fila aproximadamente 1,1 mil medicamentos sintéticos e cerca de 100 produtos biológicos para a análise.

Com as propostas para acelerar as avaliações, a ideia é que, até dezembro do ano que vem, a Anvisa consiga atender aos prazos legais de um ano de fila para análise em todas as áreas.

“A gente já tem uma série de instrumentos sendo desenvolvidos na parte de inteligência artificial dentro da Anvisa. Tem uma área específica que está cuidando muito desse tema aqui dentro”, afirmou Safatle. 

Aporte de recursos

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, que está na África do Sul com autoridades da saúde dos 20 países mais ricos do mundo, anunciou, por vídeo, durante a reunião, o investimento de R$ 25 milhões para que a Anvisa possa ampliar ferramentas de inteligência artificial e, assim, reduzir o prazo de análise dos pedidos. 

Padilha defendeu, na gravação, que uma das questões principais para liderar a atração de investimentos para a inovação e produção de medicamentos no Brasil é acelerar os registros, que dão acesso o mercado brasileiro. 

“Acreditamos que isso vai reduzir, dar mais qualidade à análise, reduzir o tempo para os projetos de inovação e, com isso, fazer com que medicamentos novos cheguem mais rápido à nossa população”, disse o ministro. 

Outra iniciativa é a criação de um comitê de acompanhamento do plano envolvendo o setor. Na reunião com ministros da saúde do G20, ele divulgou que foram feitas parcerias com empresas da África do Sul e Indonésia para acelerar a produção de vacina para tuberculose no nosso país. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Comitê com 14 ministérios vai coordenar política contra obesidade
saúde
Coleta de sangue funciona até ás 17h de hoje no Hemonúcleo de Corumbá
saúde
Mato Grosso do Sul amplia público da vacina hexa-acelular e reforça proteção infantil
saúde
Brasil registra 81 casos de MPOX e Corumbá emite alerta preventivo
saúde
Hemocentro de Corumbá realiza coleta de sangue no sábado, 28 de fevereiro
saúde
Novas doses da vacina contra gripe chegam em março
saúde
Em dois anos, MS dobra número de análise em sequenciamentos genômicos
saúde
Corumbá e Ladário recebem vacinas contra dengue para profissionais de saúde
saúde
Vereador cobra cronograma para reativação urgente do Hemonúcleo em Corumbá
saúde
MS registra 107 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

Plantão
Motociclista de morre em grave acidente no Bairro Nova Corumbá; Motorista fugiu
Polícia
Homem é preso após invasão e disparos de arma de fogo no Maria Leite
Mulher sofreu ferimentos causados por estilhaços de arma de fogo
Prestação de Serviço
Rompimento de adutora afeta abastecimento em vários bairros de Corumbá
Turismo
Aeroporto de Corumbá amplia terminal de passageiros e retoma voos para Campinas