Menu
domingo, 09 de novembro de 2025
Câmara - Novembro Azul
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Acordo de cooperação estabelece vacinação simultânea em MS, PR e Paraguai

05 novembro 2025 - 08h36Gesiane S. Lourenço

O documento que firma a ação conjunta de vacinação, unindo Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai, foi assinado na sexta-feira, 31 de outubro, durante o III Encontro Internacional de Saúde nas Fronteiras Brasil-Paraguai. A partir de 2026, os três integrantes do acordo irão promover simultaneamente o Dia D Binacional de Imunização. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e fortalecer as ações de vigilância e prevenção em saúde na região fronteiriça brasileira e paraguaia.

Assinaram o documento: a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), a Secretaria de Saúde do Paraná, a Ministério da Saúde, a Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Governo do Paraguai. A parceria é consolidação dos avanços obtidos desde o segundo encontro, realizado em Ponta Porã, em abril deste ano, quando autoridades dos dois países pactuaram o Projeto de Monitoramento para Vigilância em Saúde na Fronteira Brasil-Paraguai.

"Esse acordo é resultado de um diálogo contínuo entre os estados e o país vizinho. Mato Grosso do Sul tem uma posição estratégica e desempenha papel central na cooperação em saúde, especialmente nas ações de vigilância e imunização, explica a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, que representou o Estado no encontro.

Maymone ainda completou que a iniciativa reforça o compromisso do Estado em proteger as populações de fronteira e promover uma resposta conjunta às demandas sanitárias e faz parte da rede integrada de atenção e vigilância que temos estruturado.

Documento foi assinado durante o III Encontro Internacional de Saúde nas Fronteiras Brasil-Paraguai, na sexta-feira (31). Foto: Sesa/PR

Nessa rede integrada, está prevista a troca de informações epidemiológicas, capacitação de profissionais e resposta rápida a emergências sanitárias. O novo acordo amplia o escopo de cooperação, fortalecendo a integração entre os dois países.

Piloto para outras fronteiras

De acordo com o Sandro Terab, gerente do Cieges (Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde) do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), o modelo de atuação pode servir de piloto para outras fronteiras.

"Como o Conass representa os 27 estados, o que a gente desenvolver aqui pode ser replicado para outras áreas de fronteira do Brasil. Todo o processo de análise, organização e construção dessa tecnologia física e social pode ser aplicado em outros estados e em outros países", afirmou.

Além de MS e de representantes da Secretaria de Saúde do Paraná, participaram do encontro o vice-ministro da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai, José Ortellado; representantes do Ministério da Saúde; o coordenador nacional de saúde de fronteiras do Paraguai, Juan Carlos Coronel; além de equipes da Itaipu Binacional, do município de Foz do Iguaçu e da 20ª Regional de Saúde de Toledo. *Informações da SES-MS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
saúde
Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue neste mês
saúde
Ladário inicia campanha Novembro Azul com ações voltadas à saúde do homem
saúde
Corumbá leva pesquisas sobre doenças tropicais ao maior congresso nacional
saúde
Saúde de Corumbá renova equipamentos e amplia estrutura odontológica
saúde
Ladário realiza ações do Novembro Azul em unidades de saúde
Campanha terá palestras e atendimentos voltados à prevenção e à saúde do homem
Saúde
'Dia D' de Combate à Dengue será marcado por ações de conscientização em todo o MS
saúde
MS registra 8.272 casos confirmados de dengue
saúde
Corumbá sedia o I Encontro de Saúde Mental da Macro Pantanal
saúde
Hemosul anuncia falta de plaquetas e sangue A+ e O+

Mais Lidas

polícia
Suspeitos de furto em supermercado de Corumbá são liberados após audiência
saúde
Dr. Victor Rocha fará atendimentos de exame de mama para mulheres em Corumbá
Política
Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal
geral
Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá