Menu
quinta, 24 de abril de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Política

Vereador repudia ato de professor que ofendeu publicamente estudante corumbaense

18 março 2025 - 09h16Redação do Capital do Pantanal

O vereador Edinaldo Neves repudiou a atitude, classificada como absolutamente inaceitável e desrespeitosa, de Leonardo Souza Chermont, funcionário da Escola Técnica de Enfermagem Padrão, localizada em Campo Grande, que, de forma cruel e preconceituosa, ofendeu publicamente a cidadã corumbaense Catiane Lopes Silva, em um ambiente acadêmico, durante uma aula, na presença de seus colegas de turma.

“O comportamento do Sr. Leonardo Souza Chermont, ao proferir ofensas verbais de forma pública e indiscriminada, configura violência psicológica e injúria, práticas essas que violam direitos fundamentais da vítima e ferem diretamente a legislação vigente”, afirmou o vereador corumbaense.

Fez uma referência à Lei Maria da Penha e ao Código Penal Brasileiro, que asseguram que esse tipo de conduta seja severamente punido, pois se trata de um crime passível de penalidades para quem submete outra pessoa a essa espécie de agressão moral.

“Ressalto que, diante dessa agressão, a vítima, Catiane Lopes Silva, registrou boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, dando início ao processo legal para a responsabilização do agressor, conforme prevê o ordenamento jurídico do país. Essa situação não pode ser tratada como um simples incidente, pois atinge profundamente a dignidade da mulher, um dos valores mais importantes de nossa sociedade”, enfatizou.

Continuou afirmando que, “ao agredir verbalmente uma mulher corumbaense, o Sr. Leonardo Souza Chermont também atinge o nome da nossa cidade, que é sinônimo de acolhimento e respeito. Corumbá não admite, e jamais permitirá, que o nome de suas mulheres seja maculado por atitudes de desrespeito, violência ou discriminação. A educação, especialmente no contexto de instituições de ensino, deve ser um ambiente de aprendizado, respeito e convivência pacífica, e que a conduta do agressor configura uma violação desses princípios e exige respostas imediatas e eficazes”.

O vereador corumbaense exigiu que as autoridades competentes, bem como a Escola Técnica de Enfermagem Padrão, tomem as providências rigorosas que o caso exige, aplicando as sanções necessárias ao agressor.

“A instituição de ensino deve, de forma transparente e pública, se retratar pela conduta inadequada de seu funcionário e adotar medidas educativas e punitivas para prevenir que situações semelhantes se repitam. A sociedade de Corumbá, as mulheres da nossa cidade e, sobretudo, a vítima Catiane Lopes Silva, exigem que a justiça seja feita, com o rigor da lei, para que possamos assegurar que atos de violência verbal e psicológica não tenham lugar em nossa comunidade”, prosseguiu.

Edinaldo pediu ainda que a Nota de Repúdio seja registrada em ata e encaminhada aos órgãos competentes, com cópia para o Prefeito Municipal de Corumbá, Escola Técnica de Enfermagem Padrão, 1ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, Secretaria de Estado de Educação (SED-MS), Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MP-MS), Delegacia da Mulher de Campo Grande (DPM), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Corumbá, Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Secretaria Municipal de Assistência Social de Corumbá (SMAS) e Câmara de Vereadores de Campo Grande.

Homenagem

Edinaldo teve aprovado requerimento em que presta homenagem com Moção de Congratulação a Defesa Civil de Corumbá, em reconhecimento aos seus 40 anos de serviços prestados à população. Criada em 21 de março de 1985, a Defesa Civil tem sido essencial na prevenção e resposta a desastres, sempre trabalhando para proteger e apoiar a comunidade corumbaense.

“Seu compromisso e dedicação fazem a diferença na segurança e bem-estar da nossa cidade. Diante disso, esta Casa Legislativa parabeniza a Defesa Civil de Corumbá, registrando nos anais desta Casa esta justa homenagem”, acrescentou.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Alexandre propõe audiência pública para debater a mineração em Corumbá
Política
Fusão com o Republicanos é condição de Riedel continuar no PSDB
Política
Casa da Mulher Brasileira em Corumbá é garantia de dignidade, diz Paulo Duarte
Política
MS está em luto de três dias por morte do papa Francisco
Política
Mais de 92 mil eleitores de MS podem perder o título em menos de um mês
Luto
Prefeito de Corumbá lembra legado do Papa em defesa dos mais vulneráveis
Política
Sem adversário, Vander Loubet assumirá o PT em MS e trabalhará na reeleição de Lula
Política
Feriado de Tiradentes tem ônibus até às 22h em Corumbá
Economia
ANTT manda reativar 38 radares ao longo da BR-163 em MS
Política
"Não temos pressa", diz Reinaldo sobre rumo dos tucanos que sobraram

Mais Lidas

Cultura
Devotos celebram o dia de São Jorge com oferendas e almoço à comunidade
Plantão
Bombeiros capturam três cobras nas últimas 24 horas
Política
Casa da Mulher Brasileira em Corumbá é garantia de dignidade, diz Paulo Duarte
Cidade
Elinho pede reabertura da Praça SESI Pantanal no Bairro Maria Leite