A realização de estudos necessários para implantação do Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2025) é o que está sugerindo o vereador Marcelo Araújo ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, visando beneficiar contribuintes corumbaense que estão em débito com o Fisco Municipal.
O pedido foi feito durante sessão ordinária da Câmara e o vereador solicitou encaminhamento de cópia do documento à secretária Camila Campos de Carvalho, de Planejamento, Receita e Administração, ressaltando que o Refis se mostra uma medida de grande relevância social, fiscal e econômica para o Município de Corumbá.
A proposta apresentada por Marcelo visa permitir que os contribuintes com débitos vencidos até dezembro de 2024, possam regularizar suas pendências junto ao Fisco Municipal, seja por meio de pagamento à vista com desconto, seja através de parcelamento facilitado.
Explicou que o cenário econômico atual ainda reflete os impactos acumulados de crises recentes, o que tem dificultado o cumprimento das obrigações tributárias por parte de muitos munícipes, especialmente os de menor poder aquisitivo e os pequenos empreendedores.
Marcelo defende que cenário econômico atual ainda reflete os impactos acumulados de crises recentes. Foto: Divulgação
“O Refis surge, portanto, como instrumento eficaz de justiça fiscal, ao oferecer oportunidade real de renegociação das dívidas, contribuindo para a recuperação da capacidade contributiva dos cidadãos. Além disso, do ponto de vista da Administração Pública, o programa permite a ampliação da arrecadação municipal sem a necessidade de aumento de alíquotas, possibilitando que recursos hoje considerados como créditos de difícil recuperação retornem aos cofres públicos, ajudando a financiar serviços essenciais, como saúde, educação e infraestrutura, beneficiando não só o contribuinte inadimplente, mas também fortalecendo o equilíbrio fiscal do município, promovendo cidadania tributária e contribuindo para o desenvolvimento econômico local”, argumentou.
Serviços necessários
Marcelo está ainda solicitando ao secretário Marcelo Rodrigues Antunes, de Infraestrutura e Serviços Públicos, a realização de serviços no sistema de iluminação pública e limpeza da Alameda Boa Esperança, no Bairro Cervejaria, que tem causado transtornos aos moradores, prejudicando o trânsito de veículos e pedestres no período noturno. Além disso, explicou que a limpeza se faz necessária, principalmente pela proximidade das festas de São João e São Pedro, que movimenta aquela localidade ribeirinha.
A instalação de braços e luminárias com tecnologia led na rede elétrica da via pública localizada na Rua General Ozório, no trecho compreendido entre a rua Goiás e a rua República do Paraguai, no Bairro Aeroporto (conjunto Pró-Moradia), que não conta com iluminação pública adequada, embora a rede elétrica esteja instalada há anos, gerando sensação de insegurança entre os moradores, que temem por sua integridade física e patrimonial.
À mesma pasta, solicitou restauração do pavimento asfáltico da Rua Da Glória, no trecho compreendido entre as ruas Da Fé e Sorriso, no Bairro Padre Ernesto Sassida, devido à existência de vários buracos que comprometem a trafegabilidade da via, colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres, dificultando o trânsito e aumentando a probabilidade de acidentes.
Acessibilidade
Marcelo solicitou ao secretário Marcelo Rodrigues Antunes, de Infraestrutura e Serviços Públicos, a instalação de corrimão na escada que liga a Prainha do Porto Geral à calçada localizada na Rua Manoel Cavassa, medida essencial para garantir a segurança e acessibilidade de todos os cidadãos, especialmente crianças, gestantes, idosos e pessoas com deficiência.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Asilo São José recebe veículo com verba do Fundo Municipal da Pessoa Idosa

Projeto que define metas orçamentárias de MS para 2026 será votado nesta semana na ALEMS

Comitiva de MS volta ao trabalho e defende missão em Israel como "bem-sucedida"

Elinho cobra maior fiscalização de veículos de grande porte na rodovia BR-262

Vereadores questionam presença de motorista reserva em viagens de ônibus

Corumbá passa por alterações no secretariado com mudanças em três pastas

Feriado de São João é incluído no calendário oficial de Corumbá

Ex-gestores de Corumbá terão que devolver R$ 860 mil aos cofres do município

Corumbá receberá R$ 1 milhão para instalar placas solares em poços de água
