Menu
terça, 24 de fevereiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Vereador cobra força-tarefa para drenagem e recuperação de ruas em Corumbá

24 fevereiro 2026 - 16h34Gesiane S. Lourenço

Diante dos impactos e prejuízos causados pelas fortes chuvas no final de janeiro, o vereador Jovan Temeljkovitch protocolou um requerimento de urgência solicitando que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos realize a limpeza, desobstrução e manutenção imediata de todo o sistema de águas pluviais da cidade.

A proposta foca na prevenção de novos alagamentos e enxurradas, problemas que têm comprometido a mobilidade urbana e colocado em risco o patrimônio público e privado. Segundo o parlamentar, o cenário é agravado pelos constantes alertas da Defesa Civil, o que impõe à prefeitura o dever de agir de forma estratégica e antecipada.

“Corumbá vem enfrentando elevado índice pluviométrico, circunstância que tem provocado alagamentos, enxurradas, obstruções no sistema de drenagem urbana e prejuízos diretos à população e ao patrimônio público e privado, evidenciando a necessidade de atuação imediata e coordenada do Poder Público Municipal”, observou.

Medidas emergenciais para o sistema de drenagem

O requerimento de Jovan destaca a necessidade de uma mobilização técnica para desobstruir bueiros, galerias, bocas de lobo e canaletas. Entre os pontos essenciais da solicitação estão:

  • Mapeamento de Críticos: Identificação atualizada dos locais com maior histórico de inundações.
  • Equipes de Prontidão: Disponibilização de maquinário e pessoal técnico sempre que houver alertas meteorológicos.
  • Manutenção Preventiva: Ações contínuas para garantir o escoamento das águas, evitando danos estruturais severos como os ocorridos recentemente.

“A ausência de manutenção potencializa o risco de desastres. Corumbá enfrenta um elevado índice pluviométrico e o Poder Público precisa atuar de forma coordenada para proteger a população”, observou o vereador.

Recuperação da malha viária e operação tapa-buracos

Além da drenagem, a precariedade do asfalto após o período de chuvas também foi pauta na sessão ordinária. O vereador reivindicou uma vistoria técnica emergencial nas vias urbanas e suburbanas para identificar buracos, erosões e afundamentos que comprometem a segurança de motoristas e pedestres.

Jovan cobrou a execução imediata de uma operação tapa-buracos e a recomposição do pavimento, priorizando as vias de maior fluxo. Mais do que medidas paliativas, o parlamentar defende a adoção de um plano contínuo de manutenção da malha viária, visando minimizar os impactos estruturais causados pelo clima e assegurar a trafegabilidade em toda a cidade. *Com informações da Assessoria

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política & Economia
Vereador cobra transparência sobre destino de R$ 53 milhões da compensação ambiental
Política
Corumbá e Caixa Econômica discutem novos projetos de habitação e infraestrutura
Política
Na Câmara, Matheus sugere ampliação do Cemitério Santa Cruz
Política
Alexandre pede aumento de efetivo da Polícia Civil de Corumbá
Política
Bira propõe alterar Lei Orgânica para apoiar servidores com pais enfermos
Política
Câmara suspende Elinho Júnior por 45 dias após desentendimento com vendedor
Política
Acabar com a escala 6x1 é prioridade do governo, afirma Boulos
Política
Câmara vota hoje relatório de quebra de decoro contra vereador de Corumbá
Política
Ponte Internacional entra na fase final e deve ser entregue em agosto de 2026
Política
Assembleia aprova criação de cadastro de condenados por violência doméstica em MS

Mais Lidas

polícia
Ônibus com 744 quilos de cocaína tinha câmera e antena Starlink
economia
Gás do Povo: vale-recarga começa a ser disponibilizado
geral
Voucher Desenvolvedor abre 117 vagas para curso técnico em MS
Segurança
Alerta: O perigo invisível de transportar crianças no colo em motocicletas