A vereadora Nanah Cordeiro está cobrando providências por parte das autoridades competentes quanto ao uso irregular de espaço público como estacionamento para caminhões pertencentes a uma empresa de transporte rodoviário.
A solicitação, feita ontem, segunda-feira, 19, reforça o que já vinha sendo denunciado pela vereadora há algum tempo, tendo em vista que o espaço utilizado como estacionamento de caminhões e reboques fica justamente na Orla dos Ipês, na Avenida General Dutra, às margens da ferrovia.
A cobrança foi feita diretamente à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Desta vez, o pedido de providências foi acompanhado de um abaixo-assinado com 52 assinaturas de moradores, além de imagens fotográficas.
“O local, que deveria estar com suas obras finalizadas e destinada a uso público adequado, encontra-se desativado e vem sendo ocupado indevidamente, gerando riscos ao trânsito local e comprometendo a segurança dos moradores da região”, afirmou Nanah.
A denúncia já foi feita à Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Corumbá, que respondeu que “a faixa de domínio onde se localiza a antiga linha férrea, ligando Corumbá à área da antiga Cimento Itaú, é regida por legislações federais específicas”.
Em seu documento, a vereadora citou leis que estabelecem a obrigatoriedade de uma faixa não edificável de, no mínimo, 15 metros de cada lado da via férrea; que regulam a exploração da infraestrutura ferroviária; bem como decreto federal que determina que, mesmo nos trechos ferroviários desativados, tais áreas continuam sendo bens públicos de uso especial, sendo sua ocupação, sem autorização, considerada irregular.
“Diante disso, estou requerendo à ANTT e ao DNIT, para que se manifestem com esclarecimentos quanto ao status operacional da linha férrea nesse trecho; a existência ou não de autorização formal para o uso da faixa de domínio pela referida empresa”, informou.
Além disso, pediu fiscalização in loco por parte da AGEMS, ANTT e DNIT quanto à utilização indevida do espaço público, a fim de promover a devida apuração e adoção das providências cabíveis.
“A situação tem se agravado com o passar do tempo, gerando crescente insatisfação da comunidade local. Informo que, em reunião realizada com os moradores da região, foi elaborado um abaixo-assinado solicitando providências urgentes quanto ao problema”, acrescentou.
PROJETO ORLA
Além de pedir providências quanto ao uso irregular da área, Nanah apresentou ainda um requerimento direcionado às secretarias municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos, e de Governo e Gestão Estratégica, cobrando o envio à Câmara do projeto completo da Orla dos Ipês, com detalhamento de toda a sua extensão, inclusive se contempla a Avenida General Dutra, no trecho compreendido entre as ruas Albuquerque e Nossa Senhora da Candelária.
REPAROS NECESSÁRIOS
Ainda à pasta de Infraestrutura, a vereadora solicitou a realização de serviços urgentes de reparos e manutenção da galeria de águas pluviais localizada na Rua América, em frente ao estabelecimento comercial (pizzaria), situado entre as ruas Tiradentes e Antônio João, no centro de Corumbá.
Disse que houve uma ruptura na galeria há meses, e que isso tem causado preocupações em relação à segurança e ao bem-estar da população, já que se trata de uma via com intenso fluxo de veículos, prejudicando o estacionamento no local, bem como a circulação de pedestres, pois há riscos de afundamento da via, o que pode causar danos materiais significativos a veículos e, de forma ainda mais grave, ferimentos aos pedestres.
LIMPEZA
Solicitou também serviços de limpeza e coleta de resíduos sólidos na esquina das ruas Cáceres e São Paulo, no Conjunto Vitória Régia, Bairro Cristo Redentor. Explicou que a situação tem gerado reclamações por parte dos moradores, que relatam estar há meses sem a devida coleta de lixo, causando acúmulo de entulhos, mau cheiro e riscos à saúde pública.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Riedel aparece entre os governadores mais bem avaliados do Brasil

Governador reúne secretariado para avaliar ações e garantir entregas em MS

Comunidade quilombola de Corumbá recebe certificados do curso de hidroponia

Hanna reivindica obras de infraestrutura para atender comunidade do Bairro Nova Corumbá

Decreto define períodos de recesso de fim de ano e pontos facultativos na Prefeitura

Detran e Cetran discutem a aplicação da legislação de ciclomotores em MS

Corumbá cria conselho municipal para promover direitos da população LGBTQIAPN+

Governo de MS transfere presidência do Codesul ao Paraná com foco em 2040

Acordo garante compensação ambiental e criação de parque urbano em Corumbá



Vereadora denuncia empresa que utiliza espaço público como estacionamento. (Foto: Ascom)


