Menu
domingo, 16 de novembro de 2025
UEMS - Processo Seletivo
Andorinha - WhatsApp
Política

TCE-MS revoga suspensão da PPP da iluminação pública e município retoma serviços

09 outubro 2025 - 09h34Gesiane S. Lourenço

O município de Corumbá já pode retomar os serviços da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública, que desde o dia 20 de agosto deste ano havia sido suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE_MS). De acordo com o órgão regulatório, o Contrato de Concessão Administrativa nº 43/2024, referente a PPP, firmado entre o município e as empresas Sigma Engenharia Indústria e Comércio Ltda e Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda (Consórcio Concip Corumbá Ltda), apresentava irregularidades na licitação realizada ainda em 2023.

Assinada pela conselheiro Osmar Domingues Jeronymo, a revogação da suspensão veio após a análise positiva da equipe técnica da Divisão de Fiscalização de Obras, Serviços de Engenharia e Meio Ambiente. Eles concluíram que os problemas que motivaram a medida cautelar foram superados, e por isso, os serviços já podem ser retomados. O Ministério Público de Contas também deu parecer favorável para revogar a medida que suspendia a PPP.

Em sua decisão, o conselheiro Osmar Domingues destacou que o município conseguiu regularizar o contrato, criando um plano de ações com medidas legislativas e administrativas, além de um Comitê Municipal de Acompanhamento da COSIP, um grupo técnico e o Centro de Controle Operacional. 

No mesmo dia em que o TCE-MS revogou a suspensão da PPP, a secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos publicou no Diário Oficial do Municipío a ordem de serviço de retomada da execução do contrato. 

O contrato do Consórcio Concip Corumbá Ltda foi assinado em 21 de julho desse ano, como a primeira Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública do estado de Mato Grosso do Sul. O consórcio tem duração de 15 anos e investimentos de R$ 90 milhões para resolver os problemas de iluminação pública na cidade. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Com 23 votos, indicação de Sérgio de Paula para o TCE é aprovada na Alems
Política
Jerson Domingos é aposentado e TCE MS informa vaga à Assembleia
Política
Motta adia votação de PL Antifacção para terça-feira (18)
Política
Hanna pede revitalização da escadaria que liga centro ao Beira Rio
Política
Prefeito Gabriel Alves defende legalidade e transparência em credenciamento
Política
Alexandre destaca importância de implantar polo da UEMS em Corumbá
Política
Bira pede recuperação do sistema de iluminação pública em Albuquerque
Política
Empresa mencionada pelo MP pediu descredenciamento e não recebeu pagamentos, diz Prefeitura
Política
Empréstimo bilionário avança e segue para votação final na Assembleia
Infraestrutura
Ponte de madeira sobre a Vazante do Relógio será substituída por concreto em Corumbá

Mais Lidas

Tempo
Defesa Civil alerta para tempestade entre domingo e segunda em MS
Plantão
Mulher escorrega no chão ensaboado e fratura braço e clavícula
Cultura
Repasse antecipado garante início dos trabalhos dos blocos para o carnaval 2026
Polícia
Carros roubados em São Paulo são apreendidos à caminho de Corumbá