Menu
sábado, 31 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá

05 dezembro 2025 - 08h36Redação do Capital do Pantanal com Assessoria da Câmara

A popular e tradicional Quermesse da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá. A inclusão é determinada pela Lei nº 3.008, de 4 de dezembro de 2025, de autoria dos vereadores Samyr Sadeq Ramunieh e Elinho Junior, sancionada pelo prefeito Gabriel Alves de Oliveira.

A Lei foi publicada na Edição nº 3.270 do Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (4), estabelece que o Poder Público Municipal poderá apoiar as comemorações, bem como buscar patrocínios juntos as empresas privadas, além de poder destinar recursos públicos para esta realização como eventos oficiais.

A Quermesse da APAE ocorre anualmente no dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil, e é uma das principais fontes de arrecadação de recursos para a manutenção e fortalecimento das atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Corumbá.

Segundo os vereadores, a arrecadação durante as quermesses é “fundamental para garantir a continuidade do trabalho de inclusão, cuidado e assistência às pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas pela APAE”.

Hoje, a instituição em Corumbá conta com 51 profissionais de saúde, responsáveis por realizar em média 6.200 procedimentos mensais, atendendo cerca de 1.100 usuários por mês.

Na área da educação, são 22 professores, além de outros 20 de apoio, que acompanham diariamente 111 alunos em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, números que demonstram a dimensão e a seriedade do trabalho que a instituição realiza em prol da comunidade.

Samyr e Elinho celebraram a decisão do prefeito e destacam que a quermesse é um grande exemplo de mobilização comunitária, com dezenas de barracas em funcionamento, com a colaboração das subseções do Lions, da SSCH, das Lojas Maçônicas, além de empresas locais e barraqueiros parceiros.

“Essa união de esforços demonstra o quanto a sociedade civil, o setor empresarial e instituições tradicionais da cidade se comprometem com a causa da APAE que, mais do que um evento festivo, representa solidariedade, união e responsabilidade social”, destacam.

“Cada contribuição, seja na organização, no trabalho voluntário ou na participação como público, transforma-se em oportunidade de vida e dignidade para aqueles que dependem dos serviços da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Portanto,  nada mais do que justo de tornar esta popular e tradicional realização, parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá ”, comemoram.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Governo de MS firma compromisso por obras e integração logística para 2026
Política
ALEMS abre ano legislativo na terça-feira, 3 de fevereiro
Política
Prefeito recebe Rose Modesto para articular recursos e projetos no Senado Federal
Assistência Social
Lojas Gazin doam 100 colchões para famílias atingidas por temporal em Corumbá
Política
Câmara autoriza crédito de US$ 32 milhões para o projeto 'Pantanal Urbano'
Política
Câmara aprova parcelamento de férias e afastamento temporário não remunerado de secretários
Política
Câmara aprova isenção de taxas a empreendedores durante o carnaval
Assistência Social
Corumbá recebe kits de higiene para famílias afetadas pelas chuvas
Política
Governo de MS lança Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo
Assistência Social
CRAS I realiza colônia de férias com foco em convivência e desenvolvimento infantil

Mais Lidas

Investigação
Piloto violou horário e usou luz de trator para decolar avião que matou arquiteto chinês no Pantanal
Consequências
Moradora relata pânico com água até o pescoço durante temporal em Corumbá
serviços
Novo RG abre agendamento on-line em MS com vagas ainda em fevereiro
oportunidade
Ladário credencia oficineiros para atuar em esporte, cultura e lazer
Chamamento seleciona profissionais para ministrar atividades comunitárias