Os deputados estaduais votam nesta semana o Projeto de Lei nº 138/2025, de autoria do Poder Executivo, que estabelece as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2026. Conforme o acordo de lideranças, o texto deve ser pautado na quarta-feira (25), e a partir de sexta-feira (27), os parlamentares podem apresentar emendas.
A proposta, protocolada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), estima uma receita total de R$ 27,19 bilhões, considerando as fontes do regime próprio de previdência social. A LDO, que estabelece as metas e prioridades do governo para o próximo ano e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, que será enviada no segundo semestre e vai detalhar como o dinheiro será gasto.
O governo definiu como os princípios que devem nortear a política pública em 2026: superação das desigualdades sociais, raciais e de gênero; fortalecimento da participação popular e do controle social; geração de emprego e renda; uso eficiente dos recursos públicos; transparência e integridade dos atos administrativos; ampliação do acesso digital aos serviços públicos; e proteção ambiental e dos direitos dos animais.
As discussões sobre o orçamento começaram na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que recebeu o projeto no dia 11 junho e aprovou a constitucionalidade na última quarta-feira (18). Na mensagem enviada junto ao projeto, o governador Eduardo Riedel reconheceu o cenário de aperto fiscal e admite a possibilidade de adesão ao Propag, programa federal de reestruturação de dívidas dos estados. Caso essa medida se concretize, o governo poderá ter de adotar o congelamento de despesas primárias por até 12 meses, conforme exigência da legislação federal.
Com o acordo de lideranças anunciado por Gerson Claro, a expectativa é de que a matéria seja apreciada e votada em tempo hábil, antes do início do recesso de julho.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Secretário de Segurança da Capital pede desculpas após espancamento de jovem amarrado

2º mutirão do novo RG emitiu 419 carteiras de identidade em Corumbá

Pescadores do Alto Pantanal têm autorizações de pesca comercial formalizadas

Corumbá nomeia aprovados no concurso da Guarda Municipal; veja a lista

Corumbá discute turismo sustentável no Pantanal em encontro dia 14 de julho

Lula diz que Brics seguirá discutindo alternativas ao dólar

Imprensa internacional repercute tarifaço de Trump contra o Brasil

Tarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicos

Senai e Corumbá avançam em parceria para a oferta de cursos técnicos
