Menu
quinta, 29 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Prefeito anuncia decreto de situação de emergência em Corumbá

28 janeiro 2026 - 08h48Gesiane S. Lourenço

Em reunião com o secretariado na manhã desta quarta-feira (28), o prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, decidiu pela elaboração de um decreto de situação de emergência. A medida tem como objetivo facilitar a aquisição de equipamentos e a realização de compras emergenciais para atender as famílias afetadas pela tempestade que atingiu a cidade na noite de ontem.

Na mesma reunião, foi definida a criação de uma comissão responsável por centralizar e agilizar as decisões relacionadas às ações de resposta e recuperação no município. 

Um levantamento detalhado dos prejuízos está em andamento e é conduzido pela Defesa Civil, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e por equipes da Prefeitura que atuam em diferentes pontos da cidade.

Atualizações sobre as medidas adotadas pela Prefeitura para enfrentar os dados provocados pela chuva serão divulgadas ao longo do dia. 

Maior volume de chuva registrado nos últimos 14 anos

De acordo com o meteorologista Nathálio Abrahão, da Uniderp, Corumbá registrou na noite de ontem (27), o maior volume de chuva em 14 anos. Foram 132 milímetros em menos de uma hora, além de 3 mil raios e queda brusca de temperatura. 

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou o acumulado oficial de 58 mm na estação do Aeroporto de Corumbá até o último levantamento às 20h de ontem, mas os dados apresentados pelo meteorologista indicam que a água avançou muito mais rapidamente nas áreas urbanas da cidade.

O instituto divulgou um novo Aviso Meteorológico com alerta para chuva intensa entre 00:00 e 23:59 de hoje. São esperados chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. *Com informações do CG News e Assessoria PMC

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Governo de MS convoca empresa vencedora da Lotesul para prova de conceito
Política
Temporal causou apenas danos pontuais em Ladário
Esporte
Governo de MS lança Bolsa Atleta 2026 com valores de até R$ 7,3 mil
Desdobramentos
Comissão Especial define prioridades para reconstrução pós-temporal
Desdobramentos
Corumbá mobiliza força-tarefa após maior temporal em 14 anos
Assistência Social
Prefeitura define unidades dos CRAS como pontos de doações às vítimas do temporal
Segurança
Governo de MS inicia formação de 472 novos policiais civis
Desdobramentos
Chuva causa desabamento e rodovia Ramon Gomez fica interditada
Destaque
A saga das enchentes preocupa Corumbaenses
Prestação de Serviço
Corumbá tem novo canal para denunciar lixo, falta de luz e propor sugestões

Mais Lidas

polícia
Ex-cuidador vai a julgamento por crimes sexuais em abrigo de Corumbá
Desdobramentos
Feminicida tem prisão preventiva decretada em audiência de custódia
Trânsito
Sete pessoas ficaram feridas em grave acidente na BR 262
Política
Prefeito anuncia decreto de situação de emergência em Corumbá